Lojas em Shopping Center: Análise do Custo Ocupacional como fator de sobrevivência e competitividade em lojas de alimentação

Givaldo Santos, Samuel Ferreira Junior, Edgard Ortiz

Resumo


A evolução da indústria de shopping center nos últimos vinte anos vem acompanhado das grandes mudanças no contexto do varejo no Brasil. Alinhado a esta perspectiva, a sobrevivência e competitividade de uma loja em shopping center impõe um planejamento e controle do negócio de forma pontual. A grade dos custos ocupacionais, (aluguel, condomínio, fundo de promoção), representa o segundo maior dispêndio de custos fixos de uma loja de alimentação. Através de uma pesquisa exploratório tipo estudo multicaso foi realizado um levantamento da importância e os impactos causados para dois grupos de lojistas em dois shopping centers distintos na região de Campinas. A investigação pontou dados relevantes que depois de tabulados, promoveram uma analogia entre dois centros comerciais com tempo de maturação diferentes. Os resultados encontrados revelaram o grau de risco que o custo ocupacional impõe na sobrevivência no primeiro ano de operação para lojistas da praça de alimentação.


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DOI: https://doi.org/10.21714/

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