A importância da gestão de serviços na tecnologia da informação

Flávio Cardoso Silveira, Liamar Mayer De Paula

Resumo


Cada vez mais, as novas tecnologias da informação são fundamentais para a competitividade das organizações, porém em decorrência de se tratar, na maioria dos casos, de competências intangíveis para grande parte delas, as organizações passaram a compreender a importância da gestão de serviços na tecnologia da informação e o potencial que uma gestão de serviços eficiente, pode proporcionar no incremento de resultados positivos na gestão de clientes e na gestão de negócios, possibilitando identificar seus principais aspectos e requisitos, a viabilidade de novos negócios e a implantação de novas funcionalidades para suportar ações estratégicas que possibilitem melhorar a qualidade no atendimento e nos serviços prestados aos clientes internos e externos, no controle efetivo das práticas comerciais, na redução dos níveis de perdas administrativas e financeiras e otimizar os resultados financeiros. Portanto, uma gestão de serviços eficiente é essencial para consolidar as estratégias das empresas, em sua constante luta para se firmar, cada vez mais, nos competitivos mercados globais. Com etapas e procedimentos de trabalho claramente definidos a gestão de serviços consegue mostrar confiabilidade com um retorno diferenciado, agregando valor aos serviços prestados, confiabilidade a marca e uma credibilidade distinta no mercado com força destacada para geração de valor.


Texto completo:

PDF

Referências


CORRÊA, Henrique L.; CAON Mauro. Gestão de Serviços: lucratividade por meio de operação e de satisfação dos clientes. 1ª ed. São Paulo, Atlas, 2012.

FERNANDES, Aguinaldo A.; Abreu, Vladimir F. Implantando a Governança de TI: da estratégia à gestão dos processos e serviços. 3ª ed. Rio de Janeiro, Brasport, 2012.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS Mona J. Administração de Serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. 6ª ed. Porto Alegre, Bookman, 2010.

GIANESI, Irineu G. N.; CORRÊA, Henrique L. Administração Estratégica de Serviços: operações para a satisfação do cliente. 1ª ed. São Paulo, Atlas, 2012.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisa Anual de Serviços (PAS) 2010. Brasília, 2012. Disponível em: . Acesso em 04 abr. 2013.

JOHNSTON, Robert; CLARK Graham. Administração de Operações de Serviços. 1ª ed. São Paulo, Atlas, 2011.

MAGALHÃES, Ivan L.; PINHEIRO, Walfrido B. Gerenciamento de Serviços de TI na Prática: uma abordagem com base na ITIL®: inclui ISO/IEC 20.000 e IT Flex®. 1ª ed. São Paulo, Novatec, 2007




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.