Adequação ambiental de fabricantes de equipamentos eletromédicos: Produção isenta de produtos perigosos e gestão de resíduos sólidos

Marco Antonio Silveira, Laticia Kikuchi, Adileia Lima, Lais Luz

Resumo


O presente artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre o setor de equipamentos eletromédicos, visando contribuir com a sua sustentabilidade, em especial, para adequação à recém lançada no País Política Nacional de Resíduos Sólidos e às diretivas européias RoHS e WEEE, ao mesmo tempo em que se busca manter a competitividade do setor em mercados. Para a realização do estudo foi realizado um levantamento de informações para compreender o setor, dividido em duas etapas: um levantamento de dados secundários disponíveis sobre o setor, e um estudo em profundidade com algumas empresas representativas. Os estudos mostraram que este é um setor de grande complexidade, regido por uma dinâmica muito particular em razão da sobreposição de características de duas indústrias distintas, a eletroeletrônica e a de equipamentos médico e hospitalar (EMHO). Estes e outros resultados subsidiaram um projeto piloto para adequação de dez empresas brasileiras aos requisitos ambientais mencionados.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL (ABDI). Estudo Prospectivo: Equipamentos Médicos, Hospitalares e Odontológicos. Brasília, 2008.

AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL (ABDI), UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). Relatório de Acompanhamento setorial. Complexo da Saúde- Equipamentos Médicos, Hospitalares e Odontológico. Volume IV. Fevereiro de 2009. 31 p. Disponível: < http://www.abdi.com.br/Estudo/Equipamentos%20M%C3%A9dicos%20-%20%20fevereiro2009.pdf>

Associação Brasileira da Indústria elétrica e eletrônica (ABINEE) A indústria elétrica e eletrônica em 2020. Uma estratégia de desenvolvimento. São Paulo, junho, 2009.

BRYMAN, A. Research methods and organization studies. London Routledge, 1995.

EWALD, M. Implantação dos requisitos ABNT IECQ QC 080.000. Documento interno. Campinas: Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, 2011.

GADELHA, C. A. G. (2003) O complexo industrial da saúde e a necessidade de um enfoque dinâmico na economia da saúde. Ciência e Saúde Coletiva¸8(2): 521 – 535, Rio de Janeiro.

GOUVEIA, F. (2004) O Papel das Subsidiárias Brasileiras na Nova Configuração das Corporações Multinacionais: um estudo com base na indústria eletrônica. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004.

IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial. (2005) Estudo setorial da indústria de equipamentos odonto-médico-hospitalar e laboratorial no Brasil. São Paulo: IEMI/Abimo.

MALDONADO, J. (2009) Complexo econômico-industrial da saúde: subsistema de base mecânica, eletrônica e de materiais. In: Kupfer, avid (org.). Projeto perspectivas do investimento no Brasil. Rio de Janeiro.

MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO DA INDÚSTRIA E DO COMÉRCIO (MDIC). Integra da Apresentação da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP). Disponível em:http://www.mdic.gov.br/pdp/arquivos/destswf1224095287http://www.mdic.gov.br/pdp/arquivos/destswf1224095287.ppt

OCDE (2003). Science, Technology and Industry Scoreboard. Paris: OCDE.

OLIVEIRA, J. P. L. (2004). A cadeia produtiva do setor de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos do Brasil e a formação de Clusters. Monografia de Conclusão de Curso do Departamento de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto.

PIERONI, J. P.; REIS, C. e SOUZA, J. O. B. (2010) A indústria de equipamentos e materiais médicos, hospitalares e odontológicos: uma proposta de atuação do BNDES. Complexo Industrial da Saúde. BNDES Setorial 31: 185-226, Rio de Janeiro.

PORTER, M. E.; van der LINDE, C. Green and competitive: ending the stalemate. Journal of Busines Administration and Politics. p 1-15; 1999.

SCHUMPETER, J. Teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

SILVEIRA, M.A. Gestão integrada do capital intelectual: Sustentabilidade do setor de equipamentos eletromédicos do Brasil. Documento interno. Disponível em HTTP://www.cti.gov.br/gaia/. 2009

SILVEIRA, M. A. Gestão Estratégica da Inovação para a Sustentabilidade: Desenvolvimento Sustentável do Indústria Eletroeletrônica Brasileira . No Prelo. 2011.

SLACK, N.; et alli. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1997.

TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Managing innovation: Integrating technological, market and organizational change. John Wiley & Sons, 1997.

WORLD COMMISSION ON ENVIRONMENT AND DEVELOPMENT (WCED). Our common future. Oxford, Englad: Oxford University Press, 1987.

YIN, R. K. Case study research – design and methods. 2. Ed. Thousands Oaks, Sage, 1994.




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.