Efeito do turnover em uma rede de franquias, pesquisa exploratória sob a ótica do marketing interno

Givaldo Santos, Samuel Ferreira Junior

Resumo


No ambiente interno da empresa é cada vez mais relevante identificar as causas que promovam custos inesperados e queda no desempenho comercial. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar o impacto do turnover verificado durante o período de doze meses entre duas operações de varejo de uma rede de franquias, e como objetivo específico apontar as diferenças de taxa de conversão em vendas e produtividade comparadas entre si. Para tanto foi efetivada uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso com a coleta de dados, registros e entrevistas, que promoveram um quadro comparativo com as variáveis identificadas. Os resultados apontaram de forma significativa maior competitividade para a operação que não registrou turnover. Durante o período analisado, ficou constatado um diferencial  expressivo em relação à segunda operação que demonstrou através de indicadores, diferença substancial na queda de produtividade  durante o período de análise. Constatou-se também o baixo desempenho nas vendas dos colaboradores iniciantes. Como contribuição metodológica esta investigação apontou a importância da gestão do marketing interno do negócio  que tem como pilar fundamental a gestão de pessoas o que se justifica o grau de importância na sobrevivência e competitividade no segmento de varejo.


Texto completo:

PDF PDF PDF PDF

Referências


ABF (Associação Brasileira de Franchising) – www.portaldofranchising.com.br – Primeiro acesso: 30/03/2014.

BEKIN. Saul Faingaus. Endomarketing como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Prentice-Hall, 2004.

BEKIN. Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing: um ciclo de entrevistas com Saul Fangaus. São Paulo: Makron Books, 1995.

BRUM, Analisa de Medeiros. Face a Face com o Endomarketing: o papel estratégico das lideranças no processo de informação. Porto Alegre: L&PM, 2005.

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing de A a Z: como alinhar o pensamento das pessoas à estratégia da empresa. São Paulo: Integrare, 2010

CAMAROTTO, Márcio Roberto. Gestão de atacado e varejo. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009.

CAVALCANTE, F. B. F.: ARRUDA, D. M. O. Estratégias para geração de desempenho financeiro em franchising. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM ESTRATÉGIA – 3 Es, I., 2003, Curitiba. Anais Curitiba: 3 Es, 2003, I CD-RON.

CERQUEIRA, Wilson. Endomarketing: educação e cultura para a qualidade. Rio de Janeiro: Qualitymark.2002.

CRESWELL, John W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto, ed. 3. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COSTA, Daniel. Endomarketing Inteligente. Porto Alegre: Dublinense, 2010.

COSTA, Daniel. Não Existe Gestão sem Comunicação: Como Conectar endomarketing, liderança e engajamento. Porto Alegre: Dublinense, 2014.

FREZATTI, Fábio; ROCHA, Wellington; NASCIMENTO, Artur Roberto; JUNQUEIRA, Emanuel Junqueira. Controle Gerencial: Uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico, comportamental e sociológico. São Paulo: Atlas, 2009.

GIULIANI, Antonio Carlos. Administração de Varejo: para pequenas e médias empresas. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2014.

PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: Gestão e Estratégia. São Paulo: Atlas, 2007.

DE SORDI, José Osvaldo. Gestão de processos: uma abordagem da moderna administração. 2ª edição. Saraiva, São Paulo, 2008.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12ª ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MELO P.L.R.ANDREASSI, T. Franquias brasileiras: estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

MELO, P.L.R: ANDREASSI, T. Publicação científica nacional e internacional sobre franchising levantamento e análise do período 1998-2007.ENANPAD, 33 RJ, 2008.

MELO, P.L. R. / ANDREASSI, T. Publicação científica nacional e internacional sobre franchising: levantamento e análise do período 1998-2007. RAC, Curitiba-PR, v. 14, n. 2, art.5, PP. 268-288, Mar-Abr. 2010.

PADOVEZE, CLÓVIS LUIZ. Planejamento Orçamentário. 2ª ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

PINHEIRO, Duda; GULLO, José. Comunicação Integrada de Marketing: gestão dos elementos de comunicação. Suporte as estratégicas de marketing e de negócios da empresa: 4ª ed. Atlas: São Paulo, 2013.

ROBERTS, Harry V; SERGESKETTER, Bernard F. A Qualidade é Pessoal: Uma Base para a Gerência de Qualidade Total. São Paulo: Pioneira, 1994.

SPENDOLINI, Michael J. Benchmarking: processo contínuo e sistemático de avaliação de produtos, serviços, e processos de trabalho, de organizações que reconhecidamente praticam as melhores técnicas com a finalidade de melhoria organizacional: São Paulo, Makron Books, 1993.

MATTAR, Fauze Nakib. Administração de Varejo. 4ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.