Tecnologias da Informação e Comunicação: um estudo de como elas estão sendo abordadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Contábeis

LEANDRO CLEMENTE MORAES FILHO, FLÁVIO NANTES GUALBERTO, Edicreia Andrade dos Santos, Luiz Miguel Renda dos Santos

Resumo


Com vistas a entender o enfoque e utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nos cursos de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior (IES) brasileiras a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa e procedimentos bibliográfico e documental. Para isso, foram coletados os PPC das IES que ofereciam o curso de Ciências Contábeis e posteriormente aplicou-se a técnica de Análise de Conteúdo. Dentre os resultados observou-se a necessidade de que IES e seus docentes utilizem essas ferramentas para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Evidenciou-se também quando da análise dos PPC que, por muitos deles estarem defasados nem se atentam em mencionar a importância do uso das TICs por professores e alunos. Alguns PPCs são exceções, como UFAL, UNIFESP, UNIFAL-MG, UFV e UFMS. Com isso, verifica-se a necessidade de atualização dos PPC e maior ênfase as TICs como apoio e também de disciplinas que enfatizem-nas em sua consecução.

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