Novas estratégias em centros comerciais do tipo mall como diferencial competitivo: uma análise empírica no varejo

Givaldo Santos, Nilson Leão, Samuel Ferreira Junior, Marisa Regina Paixão

Resumo


Este artigo analisa a importância de novas estratégias em centros comerciais planejados (mall), como fator competitivo. A pesquisa teve como objetivo levantar as principais premissas que caracterizaram esse diferencial. Apresentou uma narrativa descritiva e como objeto um estudo de caso. O  marco teórico apontou inicialmente as grandes mudanças que vêm ocorrendo com um ciclo de vida cada vez menor nesses equipamentos de varejo. A pesquisa de campo constatou o diferencial competitivo com as estratégias adotadas bem como  a importância de uma atuação integrada na gestão, com ações planejadas desde a implantação, administração, operação e marketing. Essas ações geraram resultados satisfatórios para os agentes envolvidos, tais como rentabilidade acima do previsto para os empreendedores do mall bem com crescimento no fluxo de clientes em média 10% ao mês com mais de 30% das operações (lojistas) com a incidência de aluguel percentual diante dos bons resultados operacionais verificados no ciclo de 2017.


Texto completo:

PDF

Referências


ABF – DESEMPENHO DO FRANCHISING 2017 – Disponível em Acesso em 20.03.2018.

ABRASCE. Disponível em: primeiro acesso em 23.07.2017.

ABRASCE STRIP MALLS – Disponível em primeiro acesso em 29/10/2017)

AGS NACIONAL Disponível em Acesso em 20.02.2018.

ARNOLD, D. J; QUELCH, J. A. New strategies in emerging markets. Sloan Management Review, v. 40, n. 1, p. 7-20, 1998.

BARKI, E.; B. D.; PARENTE, J. Varejo: desafios e oportunidades em mercados emergentes. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 6, p. 534-538, 2013.

BRYMAN, Alan. Quantity and Quality in Social Research. London: Unwin Hyman, 1988.

CACHINHO, H. Consumerscapes and the resilience assessment of urban retail systems. Cities, v. 36, p. 131-144, 2014.

CRISPIM, S. F.; MINCIOTTI, S. Posicionamento estratégico no varejo e proposta de indicadores. In: Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC. 2008.

CONTI, A. F. et al. Efeito do custo ocupacional em shopping center: estudo de caso em franquia de fast food no primeiro ano de operação. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 3, n. 2, 2015.

CORLEY, Kevin G.; GIOIA, Dennis A. Identity ambiguity and change in the wake of a corporate spin‐off. Administrative Science Quarterly, v. 49, n. 2, p. 173‐208, 2004

DE SORDI, J.O. Desenvolvimento De Projeto de Pesquisa. 1 ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

DELOITTE. Disponível em Acesso em 23.03.2018

DETROIT HISTORICAL Disponível em Acesso em 23.01.2018

FERREIRA, D. Os centros comerciais mortos na área metropolitana norte de Lisboa. Dissertação de tese (Mestrado em Gestão do Território e Urbanismo), Instituto de Geografia e ordenamento do território. Universidade de Lisboa, Portugal, 2015. Disponível em: < http://repositorio.ul.pt/handle/10451/20470>

GARREFA, F. Dead-Malls. Notas sobre o fechamento de grandes shoppings centers regionais norte-americanos. I Colóquio Internancional sobre comércio e cidade: uma relação de origem . Anais,USP. Disponível em: Aceito em 02/02/2015.

GIL, A. C. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2016.

GIULIANI, A. C. (Org.) Administração de varejo para pequenas e médias empresas. Jundiaí: Paço Editoria, 2014.

GRAZZIOLTIN, G. A arte do varejo: o pulo do gato está na compra. 4º ed. São Paulo: Senac, 2004.

GREWAL, D.; LEVY M.; KUMAR V. Customer experience Managemente in retailing: Na organizing framework. Journal of Retailing. V.85. p. 1-44 Janeiro 2009.

HARDWIK, M. J. Mall Maker: Victor Gruen, architec of na américa drean. Pensilvânia: Imprensa da Universidade da Pensilvânia, 2010.

KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing. Ed.12ª: São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LANGLEY, A.; ABDALLAH, C. Templates and turns in qualitative studies of strategy and management. Research methodology in strategy and management, v. 6, p. 105‐140, 2011.

LAS CASAS, A. L.; GARCIA, M. T.. Estratégias de marketing para varejo: inovações e diferenciações estratégicas que fazem a diferença no marketing de varejo. São Paulo: Novatec, 2007.

LEVY, M.; WIETZ, B. A. Administração de varejo. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

LIMA FILHO, A. O. Centros Comerciais como novos sistemas de operação varejista. Rev. adm. empres. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 37-49, junho de 1969.

LUCENA, W. G. LOPES, G; SILVA, F. C.; FERREIRA, E. S. G. O comportamento do consumidor do North Shopping Caruaru/PE. Revista Reuna, v. 17, n. 4, p. p. 29-46, 2012.

MARCHI, L. Z. Victor Gruen: o coração ambiental. O Jornal do Espaço Público , [Sl], v. 2, n. 2, p. 75-84, oct. 2017. ISSN 2206-9658. Disponível em: < https://www.journalpublicspace.org/article/view/94/61 >. Data de acesso: 02 de abril de 2018. doi: https://doi.org/10.5204/jps.v2i2.94 .

MATTAR, F. N. Administração de Varejo. São Paulo: Elsevier, 2011.

MALHEREK . Terapia de Varejo de Victor Gruen: comunidades judaicas exiladas e invenção do shopping americano como um ideal de pós-guerra. Anuário do Instituto Leo Baeck, v. 61. Ed. 1, pag. 219-232. London. .2016.https://academic.oup.com/leobaeck/article/61/1/219/2669594

MAURO, P. C. Guia do Franqueador: Como desenvolver marcas. 4º ed. São Paulo: Nobel, 2007.

MELO, P. L.R.ANDREASSI, T. Franquias brasileiras: Estratégia, empreendedorismo, inovação e internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

ODDENBURG; B., D. The third place. Qualitative Sociology, v. 5, p. 265–284, 1982

RI IGUATEMI acesso em 19/03/2018 http://ri.iguatemi.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=49993 primeiro acesso em 20.06.2017.

SANTOS, G.; JUNIOR, S. F.; ORTIZ, E. Lojas em Shopping Center: Análise do Custo Ocupacional como fator de sobrevivência e competitividade em lojas de alimentação. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 4, n. 3, 2015.

STERN, L. W. WEITZ, B. The Revolution in Distribution: Challenges and Opportunities. Long Range Planning. 30. 823-829. 10.1016/S0024-6301(97)00067-8, 1997.

STEWART, M. 2005. Strip malls shine in retailing firmament. Business Edge

, 26. www.businessedge.ca/article.cfm/newsID/11471.cfm (accessed

July 2007).

WILLIAMS, J. Shopping centers: estratégia e gestão. São Paulo: Gouvêa de Souza & MD. 2008.

WOLF, K. L. et al. Strip malls, city trees, and community values. Journal of Arboriculture, v. 35, n. 1, p. 33, 2009.

TEIXEIRA J A The reshaping of retail landscape in Greater Lisbon: do shopping centers have a future?. ERSA conference papers, http://www-sre.wu.ac.at/ersa/ersaconfs/ersa14/e140826aFinal01259.pdf [Acedido em 02 de Fevereiro de 2014.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. J.; GREMLER, D. D. Marketing de Serviços-: A Empresa com Foco no Cliente. AMGH Editora, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.