MOTIVAÇÕES E RESISTÊNCIAS NO USO DE TDICS NO ENSINO SUPERIOR: UMA AVALIAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Lucas Santos Cerqueira, Lucas Chagas, Narjara Garcia, Decio Dolci

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar as motivações e resistências no uso de TDICs – tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino do curso de Administração em uma universidade federal. Trata-se de um levantamento exploratório-descritivo. É a primeira etapa de uma pesquisa, pois estudos sobre usos de TDICs no ensino dos cursos de Administração ainda são recentes e necessitam de maiores aprofundamentos. Além disso, o estudo procurou analisar o nível de uso e de satisfação dos docentes dessa instituição com a plataforma Moodle. É possível verificar que os docentes utilizam ainda de forma primária as TDICs nas atividades de ensino como no envio de material, recursos audiovisuais etc e a plataforma Moodle é mais utilizada como repositório de material e para interação com os alunos, sem explorar outros mecanismos pedagógicos que a plataforma oferece. Verificou-se também a necessidade de formação do docente como uma forma de ampliar as possibilidades de uso de TDICs no ensino do curso de Administração.

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