Alinhando a governança de TI com os negócios: um estudo entre Cobit e ITIL

Diogo Finardi dos Santos, Liamar Mayer de Paula

Resumo


Para que se tenha uma governança de TI eficaz, é necessário que toda a organização se envolva também. O departamento de TI deve estar alinhado com o negócio e auxiliar com a sua parcela na geração de valor. Produtos e serviços desenvolvidos para a organização devem ser mantidos e suportados. Para auxilio de uma governança de TI organizada e eficaz temos diversos framework’s que são capazes, através de suas implementações, fazer com que TI trabalhe em função do negócio, nunca se esquecendo dos seus processos internos que são parte do que já é prestado para a organização, e que para todo um processo a melhoria continua deve estar presente. Para esse estudo, além de citar de forma sucinta a definição da governança de TI, focamos em dois desses framework’s: o ITIL e o Cobit. Os núcleos e propósitos deles e o papel que cada um tem na organização foram abordados. Para mostrar que a implementação deles pode trazer benefícios para a organização, foram apresentados resultados para que em cima desses valores, uma discussão sobre o esforço da implementação seja formada.


Texto completo:

PDF

Referências


BRIGANÓ, Gabriel Ulian; BARROS, Rodolfo Miranda de. A Implantação de um Service Desk: Um Estudo de Caso Aplicando Conceitos do ITIL e do PMBOK. Disponível em . Acesso em 25/09/2012.

FERNANDES, Aguinaldo Aragon; ABREU, Vladimir Ferraz. Implantando a Governança de TI, da estratégia à Gestão dos processos e Serviços. 2ª ed. Rio de Janeiro: BRASPORT, 2008.

Information Systems Audit and Control Association. COBIT Case Study: Implementation of COBIT 4.0 in Scotiabank, Costa Rica. Disponível em: . Acesso em 25/09/2012.

Pink Elephant. The Benefits of ITIL. Disponível em: . Acesso em 25/09/2012.

REIS, L.G. Produção de monografia – da teoria à prática. 3ª ed. Brasília: Senac – DF, 2010.

SANTOS, Sandra Sergi. A Governança de TI, Gestão de TI através de Portfólios. Disponível em . Acesso em 25/09/2012.

SORTICA, Eduardo Almansa; CLEMENTI, Sérgio; CARVALHO, Tereza Cristina M. B.. Governança de TI: comparativo entre COBIT e ITIL. Disponível em . Acesso em 25/09/2012.

TECTECNOLOGIA. Governança de TI. Disponível em: . Acesso em 25/09/2012.

WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W.. Governança de TI, Tecnologia da Informação. São Paulo: M. Books, 2006.




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.