O Destino dos Lucros nas Pequenas Empresas. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n1p7486

Gilmar Antônio Vedana, Edison Luiz Leismann, Janaine Aparecida Mignoni Biancheto, Jussieli Gregol Steinhorst, Eliane Rodrigues do Carmo

Resumo


Este artigo tem o objetivo de identificar como ocorre a destinação de lucros nas pequenas empresas. A pesquisa envolveu 32 pequenas empresas varejistas do comércio de Ampére-PR. Esta é uma pesquisa exploratória, quantitativa-qualitativa. Como resultado pode-se destacar que as empresas pesquisadas decidem o destino dos lucros de forma consciente e prudente. Empresas com menos tempo de vida priorizam a retenção dos lucros e as empresas com certo tempo de vida distribuem lucros, mas retêm parte dele. Além dos fatores determinantes na decisão pela distribuição dos lucros apontados na revisão de literatura, com a pesquisa observou-se que o ramo de atividade e o tempo de existência também influenciam esta decisão. Dentre as empresas que retêm lucros, optam por reinvestir em capital de giro e na estrutura da organização.

 


Palavras-chave


Lucros. Distribuição. Reinvestimento.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Luís António Gomes; et al. Efeito Subprime na Distribuição de Dividendos em Portugal. FUMEC/FACE, 2015, Portugal.

AMBROZINI, Marcelo Augusto. Políticas de Dividendos no Brasil: Um Modelo de Apoio à Decisão. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2011.

AMOS, Orley; AMOS, Randall. Corporate Profits Distribution, AmosWEB Encyclonomic WEB*pedia, http://www.AmosWEB.com, AmosWEB LLC, 2000-2015. [Accessed: November 24, 2015].

ASSAF NETO, Alexander. Finanças corporativas e valor. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

BARBOSA, Antonio Carlos; CRUZ, Sidney. Aumento do Capital ou Distribuição do Lucro. BW Educacional. Ano XII, N.43, 2010.

BRAGA, Viviane Chunques Gervasoni; BRAGA, Eduardo. O Reinvestimento do Lucro Proporcionando Aumento na Rentabilidade do Acionista Brasileiro nos Setores de Siderurgia, Metalurgia, Papel e Celulose, Bebidas e Fumo, no Período de 2002 a 2006. Faculdades Integradas Tibiriçá, São Paulo, 2007.

DÉCOURT, Roberto Frota. O Processo Decisório da Distribuição de Lucros das Empresas Listadas na Bovespa. UFRS. Porto Alegre, 2009.

FERNANDES, Francisco Luiz. Lucro Ético. Revista Âmbito Jurídico, Rio Grande, XII, N.69, 2009.

GALHARDO, Maurício. Como Reinvestir o Lucro. Praxis Business, MG, 2010, in: www.praxisbusiness.com.br/wp-content/uploads/2012/09/como-reinvestir-o-lucro-mg-jun2012.pdf

GIL. A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOODE, Willian; HATT, Paul. Métodos em pesquisa social. São Paulo: Nacional, 1973.

KLANN, Roberto Carlos; et al. O Impacto do não Reconhecimento da Inflação nas Demonstrações Contábeis na Distribuição de Dividendos. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Ano 1, N.1, 2007.

MALBAR, Saulo. Reinvestimento de Lucro: crescimento econômico de seu negócio. Sebrae Mais, 2013, in: http://www.folhavitoria.com.br/entretenimento/blogs/interacao/2013/08/02/reinvestimento-de-lucro-crescimento-economico-do-seu-negocio/

MARTINS, Orleans Silva; et al. Uma Investigação Sobre a Relação Entre Reinvestimento e Rentabilidade na Agregação de Valor às Empresas: um estudo comparativo de dois bancos brasileiros. Revista de Informação Contábil. Vol. 3, N.1, 2009.

RAYZER, Antonio Aparecido. Capital de Giro: a importância de sua gestão nas empresas, Faculdade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

RICHARDSON, Roberto Jarry; et al. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

ROBERT, Bruno. Apuração, Declaração e Pagamento do Dividendo Mínimo Obrigatório nas Companhias Brasileiras. Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado, São Paulo, 2009.

SANTINI, Sidineia; et al. Fatores de Mortalidade em Micro e Pequenas Empresas: um estudo na região central do Rio Grande do Sul. Revista Eletrônica de Estratégias & Negócios. UNISUL, 2015.

SCHAEFFER, Charles A.; et al. A Guide to Starting a Business in Minnesota. Minnesota Departament of Employment and Economic Development, 38ª ed. Minnesota, 2010.

SEBRAE-SP. Causa Mortis: O sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida. São Paulo, 2014.

SOCIO, Antonio de; et al. Financial Structure and Profitability of European Companies. Bach Outlook, 2014.




DOI: https://doi.org/10.6034/840

Apontamentos

  • Não há apontamentos.