Evidenciação do Estado da Arte sobre Marketing para Pequenas Empresas: Levantamento e Análise do Período 2003 - 2013

Leonardo Ensslin, Aléssio Bessa Sarquis, Jackson Cittadin, Leonardo Chaves

Resumo


A preocupação com marketing não é mais exclusividade das grandes corporações. Hoje, pequenas e médias organizações utilizam estratégias de marketing na gestão dos negócios, e há no meio acadêmico diversas pesquisas desenvolvidas sobre o tema. O presente estudo buscou mapear o estado da arte em termos de publicação científica internacional sobre Marketing para Pequenas Empresas, para as delimitações postas pelo pesquisador, no período 2003 a 2013. O estudo envolveu a seleção de Portfólio Bibliográfico e a análise bibliométrica dos artigos científicos selecionados. O Proknow-C foi usado como instrumento de intervenção e o estudo classifica-se como exploratório-descritivo, teórico-ilustrativo e de abordagem qualitativa-quantitativa. Os resultados apontaram como artigos de destaque: "The effects of entrepreneurial orientation and marketing information on the performance of SMEs", "Issues which impact upon marketing in the small firm" e "Innovative marketing in SMEs". Como autores de destaque: Carson D., Brooksbank R. e Siu, W. E como periódicos de destaque: Journal of Business Venturing, Journal of Service Research, Small Business Economics, Industrial Marketing Management, International Small Business Journal e International Entrepreneurship and Management Journal.


Palavras-chave


Marketing, Estratégia de Marketing, Pequenas Empresas, PME.

Texto completo:

PDF

Referências


BROOKSBANK, R.; KIRBY, D.; TAYLOR, D. Strategic marketing practices: their contribution to the competitive success of medium-sized manufacturing firms in new zealand. Small Enterprise Research, v. 16, n. 2, p. 8-20, 2008.

CARSON, D. Some exploratory models for assessing small firms: marketing performance: a qualitative approach. European Journal of Marketing, v. 24, n. 11, p. 8-51, 1990.

COVIELLO, N.; WINKLHOFER, H.; HAMILTON, K. Marketing practices and performance of small service firms: an examination in the tourism. Journal of Service Research, v. 9, n. 3, p. 38-58, 2006.




DOI: https://doi.org/10.6034/812

Apontamentos

  • Não há apontamentos.