Aprendizagem empreendedora experiencial: estudo de múltiplos casos de pequenos empreendedores sergipanos

Jefferson Reis Guimarães Andrade, Maria Elena Leon Olave

Resumo


Para administrar uma empresa e obter sucesso, o empreendedor precisa dispor de um conjunto de habilidades, as quais necessitam ser aprendidas. Esta aprendizagem no âmbito dos pequenos empreendedores geralmente ocorre por meio das suas experiências e da observação das experiências de terceiros. Neste sentido, o presente trabalho traçou como objetivo geral analisar o processo de aprendizagem empreendedora experiencial dos pequenos empresários sergipanos, com base no modelo conceitual de Politis (2005). Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo de cunho exploratório e descritivo, adotando-se o método de pesquisa Estudo de Casos Múltiplos. Os dados da pesquisa de campo foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, junto a pequenos empreendedores do município de Estância, Estado de Sergipe. Como principal resultado, o estudo revelou que os pequenos empresários por meio dos conhecimentos oriundos das suas experiências prévias com criação e administração de empresas, aprenderam a identificar oportunidades de negócios e aprenderam a gerenciar os seus novos empreendimentos.

Palavras-chave


Empreendedorismo. Aprendizagem Empreendedora Experiencial. Pequenos empresários

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.

BITENCOURT, C. C. Gestão de competências e aprendizagem nas organizações. São Leopoldo/RS: Unisinos, 2005.

COPE, J.; WATTS, G. Learning by doing: An exploration of experience, critical incidents and reflection in entrepreneurial learning. International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, 2000, v. 6, n. 3, p. 104-124.

CORBETT, A. C. Experiential learning within the process of opportunity identification and exploitation. Entrepreneurship Theory and Practice, p. 473-490, July 2005.

CRESWELL, J. Research design: qualitative e quantitative, and mixed approaches. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage, 2002.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução

Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta 3a edição Dirceu da Silva. Porto

Alegre: Artmed, 2010, 296p.

DELMAR, F.; DAVIDSSON, P. Where do they come from? Prevalence and characteristics of nascent entrepreneurs. Entrepreneurship & Regional Development, v. 12 n.1, p. 1–23, 2000.

DIDIER, J. M. O.; LUCENA, E. A. Aprendizagem de praticantes da estratégia: contribuições da aprendizagem situada e da aprendizagem pela experiência. Revista Organizações & Sociedade - v.15 - n.44 - Janeiro/Março – 2008.

EISENHARDT, K.: Building Theories from Case Study Research. Academy of Management Review, vol. 14, nº 4, pp. 532-550, 1989.

ESPEJO, M. M. S. B.; PREVIDELLI, J. J. Os grandes desafios e as estratégias do empreendedor no ensino superior privado. In: PREVIDELLI, J. J.; SELA, V. M. (Org.). Empreendedorismo e educação empreendedora. Maringá/Pr: Unicorpore, 2006. p. 21-52.

FILION, L. J. O planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial: identifique uma visão e avalie o seu sistema de relações. RAE- Revista de Administração de Empresas. v. 31, n. 3, p. 63-71, jul./set. 1991.

FILION, L. J. Empreendedorismo: empreendedores e proprietários-gerentes de pequenos negócios. Revista de Administração. Abr/Jun. 1999, p. 5-28.

GELDEREN, M. V.; SLUIS, L. V. D.; JANSEN, P. Learning opportunities and learning behaviors of small business starters: Relations with goal achievement, skill development and satisfaction. Small Business Economics, v. 25, p. 97-108, 2005

GEM - GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil: Relatório executivo 2013. Curitiba: IBQP, 2013. 20 p. Disponível em: . Acesso em: 27 de dez. 2014.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29, maio/Junho, 1995.

HUOVINEN, J.; TIHULA, S. Entrepreneurial learning in to context of portfolio entrepreneurship. International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, v. 14, n. 3, p. 152-171, 2007.

KOLB, D. A. Experiential learning: Experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, NJ: Prentice Hall, 1984.

LEE, S.; PARK, G.; YOON, B.; PARK, J. Open innovation in SMEs: an intermediated network model. Research Policy, vol. 39, n. 2, pp. 290-300, 2010.

LUCENA, E.A. A Aprendizagem de Gerentes-Proprietários de Pequenas Empresas Varejistas que Acontece por meio de Relacionamentos Sociais. In: Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração – ENANPAD, 30, 2005, São Paulo. Anais...São Paulo: ANPAD, 2005.

MAN, T. W. Y. Exploring the behavioural patterns of entrepreneurial learning: A competency approach. Education e Training, v. 48, n. 5, 2006, p. 309-321

MARCH, J. Exploration and exploration in organizational learning. Organization Science, v. 2, n. 1, 1991.

MERRIAM, S.; CAFARRELLA, R. Learning in adulthood: a compreesive guide. San Francisco: Jossey-Bass, 1999.

MORRISON, A.; BERGIN-SEERS, S. Pro-Growth small businesses: Learning “Architecture”. Journal of Management Development, 2002, v. 21, n. 5, p. 388-400.

NEUMAN, Lawrence W. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. 3. ed. Boston: Allyn & Bacon, Cap 2 -Dimension of Research. p 18 a 35, 1997

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008.

PIRES, A. L. O. Reconhecimento e validação das aprendizagens experienciais. Uma problemática educativa. Revista de Ciências da Educação, 2, pp. 5-20. 2007.

PITTAWAY, L.; COPE, J. Simulating entrepreneurial learning: Integrating experiential and collaborative approaches to learning. Management Learning, 2007, v. 38, n. 2, p. 211-233.

POLITIS, D. The process of entrepreneurial learning: A conceptual framework. Entrepreneurship Theory and Practice, p. 399-424, July 2005.

______. Does prior start-up experience matter for entrepreneurs’ learning? A comparison between novice and habitual entrepreneurs. Journal of Small Business and Enterprise Development, v. 15, n. 3, p. 472-489, 2008.

RAE, D. (2000). Understanding entrepreneurial learning: A question of how? International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research, v. 6, n.3, p.146–159, 2000.

RAE, D. Understanding entrepreneurial learning: A question of how? International Journal of Entrepreneurial Behaviour and Research, v. 6, n. 3, p. 145-159, 2000.

RAE, D.; CARSWELL, M. Using a life-story approach in researching entrepreneurial learning: The development of a conceptual model and its implications in the design of learning experiences. Education & Training, v. 42, n. 4/5, p. 220-227, 2000.

REUBER, A. R.; FISCHER, E. Understanding the consequences of founders experience. Journal of Small Business Management, v. 37, n. 2, p. 30-45, 1999

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999

SARASVATHY, S. D. Causation and effectuation: Toward a theoretical shift from economic inevitability to entrepreneurial contingency. Academy of Management Review, v. 26, n. 2, p. 243-288, 2001.

SAUNDERS, M; LEWIS, P.; THORNILL, A. Research Methods for Business Students. 2.ed. Harlow, England: Pearson Education, 2000. Cap 4- Pg 84 a 95

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Anuário do trabalho na micro e pequena empresa: 2010-2011. 4. ed. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Org.); Brasília, DF; DIEESE, 2011. Disponível em < http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Anuario%20do%20Trabalho%20Na%20Micro%20e%20Pequena%20Empresa_2010_2011.pdf>. Acesso em 20/11/13

SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Sobrevivência das Empresas no Brasil. Núcleo de Estudos e Pesquisas do SEBRAE; Brasília, Julho de 2013. Disponível em < http://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20 Sebrae/Anexos/Sobrevivencia_das_empresas_no_Brasil=2013.pdf>. Acesso em 20/11/13

SHANE, S; KHURANA, R. Bringing individuals back in: The effects of career experience on new firmfounding. Industrial and Corporate Change, v. 12, n.3, p. 519–543, 2003

SHANE, S; VENKATARAMAN, S. The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, v. 25, n.1, p. 217–226, 2000

SHRIVASTAVA, P. A typology of organization learning systems. Journal of Management Studies, v. 1, n. 20, p. 7-29, 1983.

SILVA NÉTO, Ana Teresa; TEIXEIRA, Rivanda Meira. Mensuração do grau de inovação de micro e pequenas empresas: estudo em empresas da cadeia têxtil-confecção em Sergipe. Revista de Administração e Inovação. São Paulo, v. 8, n. 3, p.205-229, jul ./set . 2011

SOUZA, M. J. B.; TRINDADE, F. M. FREIRE, R. Empreendedorismo sob o enfoque de diferentes perspectivas teóricas. In.: Empreendedorismo e estratégia de empresas de pequeno porte – 3Es2Ps. Org. Fernando Gimenez, Jane Mendes Ferreira, Simone Cristina Ramos. Curitiba : Champagnat, 2010.

STRAUSS, A. L; CORBIN, J. Basics of qualitative research: techniques and procedures for developing grounded theory. London: SAGE Publications; 1998.

STRAUSS, Al; CORBIN, Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Porto Alegre: Artmed; 2008

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZAMPIER, M.; TAKAHASHI, A. D. W. Competências empreendedoras e processo de aprendizagem empreendedora: modelo conceitual de pesquisa. Cadernos EBAPE. BR, v.9, Edição Especial, Jul. 2011.




DOI: https://doi.org/10.6034/736

Apontamentos

  • Não há apontamentos.