ANÁLISE DO CUSTO-VOLUME-LUCRO AUXILIANDO NA TOMADA DE DECISÃO: O CASO DE UMA MICROEMPRESA

Iliane Colpo, Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Anderson Luis Walker Amorin, Andreas Dittmar Weise

Resumo


A utilização de novas tecnologias na produção em grande escala, nas médias e grandes indústrias, substituiu grande parte da mão de obra humana e fez surgir à necessidade da criação de novos postos de trabalho. Esta demanda foi à propulsora para o nascimento das micro e pequenas empresas. Elas contribuem de forma explícita no desenvolvimento social e econômico de uma nação. Porém, estudos indicam que a mortalidade das micro e pequenas empresas tem como fator de destaque a deficiência e/ou inexperiência na gestão das mesmas. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo analisar as técnicas relacionadas à Análise de Custo-Volume-Lucro (CVL) de uma microempresa no ramo de fabricação de chinelos. Para isso, utilizou-se uma pesquisa aplicada quanto aos fins e estudo de caso quanto aos meios. Os resultados indicam que a análise do CVL pode auxiliar o empreendedor na definição de estratégias para gerenciar a produção e a venda e, ainda, fazer frente à concorrência, contribuindo para o crescimento e a sustentabilidade da empresa no mercado

Palavras-chave


Análise de Custo-Volume-Lucro; Gestão; Microempresa

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DOI: https://doi.org/10.6034/723

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