DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO EM UMA EMPRESA DO SETOR MOVELEIRO ATRAVÉS DAS ANÁLISES SWOT, MATRIZ BCG E 5 FORÇAS DE PORTER

José Vinícius Santos Barboza, Claudio Antonio Rojo

Resumo


A pesquisa tem como objetivo demonstrar sugestões de melhorias diagnosticadas após a realização de uma consultoria em uma pequena empresa do setor moveleiro. O uso de ferramentas estratégicas como a matriz BCG, a análise SWOT e o diagnóstico das 5 forças de Porter foram utilizadas, objetivando identificar a atual situação da organização no mercado. Como resultado, foram apresentadas algumas soluções aos empresários e sugestões de melhorias para futuras intervenções. Concluiu-se que a empresa LG Prime, a qual se caracteriza como familiar, possui serviços e produtos inovadores e grande perspectiva de crescimento. Porém para que isso ocorra, é fundamental que a empresa tenha estrutura para expansão, sugerindo-se então algumas intervenções a serem aplicadas a organização como definir e disseminar a Missão e Visão Organizacional, elevar o número de funcionários com mão de obra especializada afim de ampliar a produção, aproveitar o ponto comercial que está subutilizado e realizar parcerias estratégicas para ampliação do mercado e o fortalecimento da marca.


Palavras-chave


Intervenção Organizacional, Consultoria Empresarial, Estratégia

Texto completo:

PDF

Referências


Aff, C. C., & de Araújo, R. M. (2013). Móveis planejados: Um estudo sobre a cadeia de fornecimento no contexto da inovação. Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 49-62.

Alves, J. N., Silva, T. B., Tavares, C. E., & Dal-Soto, F. (2013). A utilização do planejamento estratégico como ferramenta de gestão na pequena empresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, 80-100.

Biancolino, C. A., Kniess, C. T., Maccari, E. A., & Rabechini Jr, R. (2012). Protocolo para elaboração de relatos de produção técnica. Revista de Gestão e Projetos - GeP, 294-307.

Faller, L. P., & de Almeida, M. I. (2014). Planejamento por cenários: preparando pequenas empresas do varejo de móveis planejados para um futuro competitivo. RAUSP, 171-187.

Hoss, O., Bromberger, V., Rojo, C. A., & Sousa, A. F. (2012). Simulação de cenários: Estudo de caso nas fontes de recursos da fundação de apoio à educação, pesquisa e desenvolvimento científico e tecnologico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná câmpus Pato Branco. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 172-204.

Kotler, P. (2000). Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall.

Lima, E. d., Filion, L. J., Dalfovo, O., & Junior, V. U. (2013). Gestão estratégica e eompartilhamento da visão em micro e pequenas empresas. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 12-41.

Lopes, L. F., Machado, F. P., Lopes, F. G., Lima, M. P., Costa, V. M., & Silva, D. D. (2013). Uma análise do ambiente mercadológico de uma empresa do setor metal mecânico sob as perspectivas de Porter. Revista de Administração da UFSM, 103-118.

Macedo, F. M., & Antonialli, L. M. (2013). Estudo fenomenológico social da ação estratégica em um arranjo produtivo local moveleiro. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 93-124.

Machado, N. S. (2012). Concepção, aplicação e aprimoramento de uma metodologia de planejamento estratégico para a pequena e média empresa, com base na construção de concorrente imaginário. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 92-119.

Marconi, M. d., & Lakatos, E. M. (2011). Metodologia Científica. São Paulo: Atlas.

Obadia, I. J., Vidal, M. R., & Melo, P. F. (2007). Uma abordagem adaptativa de intervenção para mudança organizacional. Gestão e Produção, 125-138.

Pereira, M. F., & Kich, J. I. (2009). A Relação Entre A Cultura Organizacional E O Processo De Planejamento Estratégico: Um Estudo De Caso Em Uma Empresa Norte-Americana. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 58-79.

Porter, M. E. (1990). Vantagem competitiva: Criando e sustentando um desempenho supeior. Rio de Janeiro: Campus.

Rocha, D. T., Walter, S. A., da Silva, E. D., & Gimenez, F. A. (2011). Processo de formação de estratégia em pequenas empresas: Um estudo bibliométrico e sociométrico. Revista da Micro e Pequena Empresa, 102-119.

Rojo, C. A. (2006). Planejamento Estratégico. Cascavel: Assoeste.

Rojo, C. A., & Couto, E. R. (2008). Diagnóstico estratégico com utilização integrada das 5 forças de Porter, análises SWOT e BSC em um Atelier de alta costura. REVISTA TECAP, 72-81.

Santos, G. M., Stecca, J. P., Munaretto, L. F., Faller, L. P., & Corrêa, H. L. (15-17 de Maio de 2011). Avaliação de Desempenho Organizacional: uma proposta de modelo para empresas do setor de móveis planejados. V Encontro de Estudos em Estratégia - ANPAD, pp. 1-17.

Saurin, R., & Ratcliffe, J. (2011). Using an adaptive scenarios approach to establish strategies for tomorrow’s workplace. Emerald Foresight, pp. 46-63.

SEBRAE. (12 de Outubro de 2014). Fonte: Idéias e Negócios : http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-marcenaria

Silva, L. M., & Baptista, L. L. (2009). As Interações Da Estratégia Com A Aprendizagem E A Cultura: Um Estudo Em Uma Organização Familiar. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 107-134.

Souza Júnior, A. d., Santos, C. I., Feitosa, M. G., & Vidal, R. M. (2012). Consultoria: Um estudo sobre o papel do consultor na formação da estratégia organizacional. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 178-203.

Toaldo, A. M., & Luce, F. B. (2011). Processo De Estratégia De Marketing - A Criatividade Como Um Dos Seus Resultados. Revista de Administração FACES Journal, 5-71.

Vargas, K. d., Moura, G. L., Bueno, D. d., & Paim, E. S. (2013). A cadeia de valores e as cinco forças competitivas como metodologia de planejamento estratégico. Revista Brasileira de Estratégia, 11-22.

Vendruscolo, B., Hoffmann, V. E., & Freitas, C. A. (2012). Ferramentas de gestão estratégica, stakeholders e desempenho de organizações do ramo particular de saúde do Distrito Federal. Revista Ibero-Americana de Estratégia - RIAE, 30-61.




DOI: https://doi.org/10.6034/704

Apontamentos