Desenvolvimento de uma escala de avaliação da Cultura Organizacional para micro e pequenas empresas / Development of a scale for assessing Organizational Culture for micro and small enterprises

Valderi de Castro Alcantara, Poliana Aparecida Gonçalves, Fernando Machado Freitas, Ana Cristina Ferreira

Resumo


O presente artigo tem por objetivo a adaptação e validação de um instrumento de avaliação da Cultura Organizacional para micro e pequenas empresas. O instrumento proposto apresentou Coeficiente α de Cronbach de 0,73. A Análise Fatorial (KMO = 0,77; Teste Esfericidade de Bartlett significativo ao nível de 1%; Rotação Varimax; Variância explicada: 61,27%) revelou a existência de 7 Fatores: Individualismo e competição (Eigenvalue = 2,78), Diferenciação entre sexos (Eigenvalue = 2,10), Estruturação das tarefas (Eigenvalue = 1,87), Planejamento (Eigenvalue = 1,75), Apreensão (Eigenvalue = 1,65), Trabalho em grupo (Eigenvalue = 1,49) e Centralização de poder (Eigenvalue = 1,24). A Cultura Organizacional das micro e pequenas empresas das três cidades analisadas possuem como características principais fortes traços de trabalho em grupo e estruturação das tarefas e traços fracos de individualismo, competição e diferenciação entre sexos. O estudo busca contribuir com as pesquisas sobre cultura organizacional, principalmente por focar micro e pequenas empresas. Sugere-se a validação do modelo de mensuração para as micro e pequenas empresas localizadas nos 31 municípios da região do Alto Paranaíba/MG.

This article aims at the adaptation and validation of an instrument for assessing organizational culture for micro and small enterprises. The proposed instrument showed Cronbach's α coefficient of 0.73 . The factor analysis (KMO = 0.77, Bartlett test of sphericity significant at 1%, Varimax rotation, variance explained: 61.27%) revealed seven factors: Individualism and competition (Eigenvalue = 2.78), Differentiation between the sexes (Eigenvalue = 2.10), structuring of tasks (Eigenvalue = 1.87), Planning (Eigenvalue = 1.75), Apprehension (Eigenvalue = 1.65), Teamwork (Eigenvalue = 1.49) and centralization of power (Eigenvalue = 1.24). The Organizational Culture of micro and small enterprises of three cities examined have strong traits as main characteristics of group work and structuring of tasks and weak traits of individualism, competition and differentiation between sexes. The study seeks to contribute to research on organizational culture, especially by focusing on micro and small enterprises. It is suggested to validate the measurement model for micro and small businesses located in 31 municipalities of the Alto Paranaíba/MG.


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DOI: https://doi.org/10.6034/475

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