ESTRATÉGIA COMO PRÁTICA SOCIAL EM UM ALAMBIQUE DE CACHAÇA ARTESANAL: uma análise sob a ótica construcionista

Lucas Canestri de Oliveira, Mozar José Brito

Resumo


A estratégia como prática social busca explicar a relação entre estrutura/ação enfatizando a relevância das práticas reflexivas na mediação dessa relação no espaço/tempo. O modelo de análise aqui utilizado é formado por um consórcio de categorias da estratégia como prática junto com categorias construcionistas. A práxis analisada neste trabalho incide sobre a produção de cachaça artesanal e o alambique selecionado está na lista dos produtores certificados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) que concede o selo de cachaça artesanal para os produtos de alambiques que cumprem voluntariamente determinadas normas e práticas que caracterizam a produção artesanal da cachaça. Avaliou-se que o repertório interpretativo do praticante o qualifica a observar a paisagem organizacional e mercadológica para discorrer teoricamente sobre sua práxis. Concluiu-se que a estratégia como prática fica evidente na rotina de uma organização quando as práticas do presente derivam de práticas reflexivas de intervenção no espaço realizadas no passado, que a estratégia como prática está tanto na rotina do trabalho, quanto nas práticas reflexivas orientadas pela imaginação das rotinas do futuro.

Palavras-chave


Estratégia como prática; Construcionismo; Cachaça artesanal

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v13i3.1404

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