TEMÁTICAS DISCUTIDAS NA DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UM PANORAMA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE MINAS GERAIS

Rita de Cássia Arantes, Ana Cristina Ferreira, Daniela Meirelles Andrade

Resumo


O objetivo desse trabalho foi investigar a temática de empreendedorismo nas ementas das disciplinas dos cursos de administração, de universidades públicas de Minas Gerais. Para atender à esta proposta, foi feita uma pesquisa documental referente as ementas, ficha de disciplinas e projetos pedagógicos das instituições com curso de administração nota 3, 4 e 5 no ENADE. Procedeu-se uma análise descritiva das estruturas curriculares das disciplinas e análise de conteúdo referente aos temas de empreendedorismo presente nas ementas. Como resultados encontrou-se que a maioria das instituições apresenta apenas uma disciplina sobre empreendedorismo; a maioria das disciplinas são obrigatórias e teóricas; há falta de padronização de nomenclatura das disciplinas. Da análise dos aspectos tratados pelas ementas, as instituições focam em ‘Definições básicas’ acerca do empreendedorismo e trabalham com o ‘Plano de negócio’. Contudo, ficou evidente que ainda há muito a ser aperfeiçoado na forma como estas disciplinas abordam o empreendedorismo.

Palavras-chave


Empreendedorismo, Educação empreendedora, Curso de Administração, Universidades públicas.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, R. F. D.; TORKOMIAN, A. L. V. Fatores de influência na estruturação de programas de educação empreendedora em instituições de ensino superior. In: II EGEPE – Ensino em Empreendedorismo e em Gestão de Pequenas Empresas. Anais... Londrina, 2001.

ANDRADE, R. C. O empreendedorismo na escola. vol. 5. Porto Alegre/Belo Horizonte: Artmed/Rede Pitágoras, 2009.

AZEVEDO, A. C. de. As práticas de ensino do empreendedorismo na formação dos acadêmicos de graduação do centro de ciências sociais aplicadas-Gestão de uma universidade comunitária de Santa Catarina. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Administração, Universidade do Vale do Itajaí, Biguaçu, 2015.

AZEVEDO, A. C.; MANTHEY, N. B.; LENZI, F. C. O Ensino do Empreendedorismo em Cursos de Graduação: Panorama das Práticas dos Cursos de Ciências Sociais Aplicadas. In: Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, Passo fundo. Anais... Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2011.

BASCI, E. S.; ALKANB, R. M. Entrepreneurship Education at Universities: Suggestion for A Model Using Financial Support. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 195, 856 – 861, 2015. DOI: 10.1016/j.sbspro.2015.06.364

BRASIL. Instituições e Cursos de Educação Superior. 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 jan. 2018.

COSTA, F. F; OLIVEIRA, D. M. Fatores de Influência no Interesse Empreendedor: uma análise junto a estudantes da área de gestão. In: XI SemeAD- Empreendedorismo em organizações, Anais... São Paulo, 2008.

CRUZ, G.T. Educação Empreendedora: uma análise do comportamento empreendedor e do desempenho individual de microempresários no contexto brasileiro.169 fls. Dissertação. (Mestrado em Administração). Faculdade de Economia. Administração e Ciência da Informação e Documentação (FACE), Universidade de Brasília. Brasília. 2013.

DCN – Diretrizes Curriculares Nacionais. Disponível em: . Acesso em: 15 de agosto de 2017.

DEGEN, R. J. O empreendedor: empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DOLABELA, F. Oficina do empreendedor. São Paulo: Cultura, 1999.

DOLABELA, F. Pedagogia Empreendedora: o ensino de empreendedorismo na educação básica, voltado para o desenvolvimento social sustentável. São Paulo: Editora de Cultura, 2003.

DOLABELA, F.; FILION, L. J. Fazendo revolução no Brasil: a introdução da pedagogia empreendedora nos estágios iniciais da educação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v.3, n.2, p. 134-181, 2013. DOI: 10.14211/regepe.v2i3.137

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2001.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DUCKER, Peter F. Inovação e espirito empreendedor: prática e princípios. Trad. de Hugo TY Yoshizaqui. São Paulo: Pioneira, 1987.

DUTRA, E. S. et al. Os egressos no curso de administração e sua formação empreendedora. In: II EGEPE – Ensino em Empreendedorismo e em Gestão de Pequenas Empresas. Anais... Londrina, 2001.

FERREIRA, J. M.; RAMOS, S. C.; GIMENEZ, F. A. P. Estudo comparativo das práticas didático-pedagógicas do ensino de empreendedorismo em universidades brasileiras e norte-americanas. Revista Alcance – Univale, v. 13, n.2, p. 207 – 225, 2006.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, A. F. LIMA, J. B.; CAPPELLE, M. C. A. Do empreendedorismo à noção de ações empreendedoras: reflexões teóricas. Revista Alcance - Eletrônica, Vol. 20 – n. 02- p. 203-220, 2013.

GORMAN, G. HANLON, D.; KING, W. Some research perspectives on entrepreneurship education, enterprise education and education for small business management; a ten-year literature review. International Small Business Journal, v. 15, n. 3, p. 56-77, 1997. DOI: 10.1177/0266242697153004

GUIMARÃES, L. de O. Empreendedorismo no currículo dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração: análise da organização didático-pedagógica destas disciplinas em escolas de negócios norte-americanas. In: Enanpad. Anais... Atibaia, 2002.

HENRIQUE, D. C.; CUNHA, S. K. Práticas didático-pedagógicas no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Revista de Administração Mackenzie, v. 9, n. 5, 2008.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

KRAKAUER, P. V. C.; SANTOS, S. A. D.; ALMEIDA, M. I. R. Teoria da Aprendizagem Experiencial no Ensino de Empreendedorismo: Um Estudo Exploratório. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 6, n. 1, p. 101-127, 2017. DOI: 10.14211/regepe.v6i1.353

LAVIERI, C. Educação Empreendedora? In: LOPES, R. M. A. (Org.). Educação empreendedora: conceito, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LOPES, R. M. A (Org.) Educação empreendedora: conceitos, modelos e práticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

MARTENS, C. D. P.; FREITAS, H. Influência do ensino de empreendedorismo nas intenções de direcionamento profissional dos estudantes. Revista Estudo & Debate. Lajeado, Rio Grande do Sul: [s.n.], v. 15, n. 2, 2008. p. 71-95.

MATIAS, M. A.; et al. O ensino de empreendedorismo nos cursos de graduação em ciências contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 12, n. 35, p. 63-78, 2013. DOI: 10.16930/2237-7662/rccc.v12n35p63-78

MENDES, M. T. T. Educação Empreendedora: uma visão holística do empreendedorismo na educação. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Educação e Psicologia. Lisboa, 2011. 288 p.

MINAYO, M. C. S (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

NASCIMENTO, T. C. et al. A Metodologia de Kristiansen e Indarti para Identificar Intenção Empreendedora em Estudantes de Ensino Superior: Comparando Resultados Obtidos na Noruega, Indonésia e Alagoas. Revista de Negócios, v.15, p.67-86, 2010. DOI: 10.7867/1980-4431.2010v15n3p67-86

PAIVA JÚNIOR, F. G. de. O empreendedorismo na ação de empreender: uma análise sob o enfoque da fenomenologia sociológica de Alfred Schütz. 2004. 369 p. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2004.

RESENDE, L. M.; DIB, S. K.; LEITE, M. G. Gestão Empreendedora de Carreiras Tecnológicas. Revista Gestão Industrial. v. 1, n. 1, 2005. p. 37-48. DOI: 10.3895/S1808-04482005000100003

RIBEIRO, R. DE L.; OLIVEIRA, E. A. D. A. Q.; DE ARAÚJO, E. A. S. A contribuição das instituições de ensino superior para a educação empreendedora. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 10, 3, 2014.

ROCHA, E. L. de C.; FREITAS, A. A. F. Avaliação do ensino de empreendedorismo entre estudantes universitários por meio do perfil empreendedor. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 18, n. 4, 2014. DOI: 10.1590/1982-7849rac20141512

SCHMIDT, S.; BOHNENBERGER, M. C. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. RAC-Revista de Administração Contemporânea, v. 13, n. 3, 2009.

SELA, V. M.; SELA, F. E. R.; FRANZINI, D. Q. Ensino do empreendedorismo na educação básica, voltado para o desenvolvimento econômico e social sustentável: um estudo sobre a metodologia “pedagogia empreendedora” de Fernando Dolabela. In: XXX ENANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Anais... Salvador, 2006.

SOLOMON, G.T; DUFFY, S.; TARABISHY, A. The state of entrepreneurship education in the United States: a nationwide survey and analysis. Internacional Journal of Entrepreneuship, v. 1, n. 1, p. 65-87, 2002.

SOUZA, E. C. L. et al. Métodos, técnicas e recursos didáticos de ensino de empreendedorismo em IES brasileiras. Empreendedorismo além do plano de negócio. São Paulo: Editora Atlas, 2005.

TEZZA, G. O. A. O ensino de empreendedorismo nos cursos de Administração das Universidade do Estado do Paraná. 142 fls. Dissertação (Mestrado em Administração: Gestão Moderna de Negócios). Universidade Regional de Blumenau- FURB. Blumenau: 2004

TSCHÁ, E. R.; CRUZ NETO, G.G. Empreendendo colaborativamente ideias, sonhos, vidas e carreiras: o caso das células empreendedoras. In: BECKER, A. R. Educação Empreendedora: a formação de futuros líderes. In: GIMENEZ, F. A. P. et. al. (org.) Educação para o empreendedorismo. Curitiba: Agência de Inovação da UFPR, 2014.

VIEIRA, S. F. A.; et al. Ensino do empreendedorismo em cursos de administração: um levantamento da realidade brasileira. R. Adm.FACES Journal, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 93-114, abr./jun. 2013.

VILCOV, N.; DIMITRESCUB, M. Management of Entrepreneurship Education: a Challenge for a Performant Educational System in Romania. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 203, 173 – 179, 2015. DOI: 10.1016/j.sbspro.2015.08.278.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i3.1175

Apontamentos

  • Não há apontamentos.