A Moda e Romance cresceu, e agora? O Caso do Centro Comercial Vila http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372018v12n1p112128

Roberta Ribeiro Garcia, Daniele Cristine Maske, Anete Alberton

Resumo


A Moda e Romance é uma loja de roupas multimarcas e acessórios para o público adulto e infantil, localizada na cidade de Tijucas - SC. O caso descreve a trajetória de Wilmar personagem principal e proprietário do empreendimento, que empreende a partir da influência de sua mãe Dona Vanda, em 1986. A trajetória de Wilmar é precedida por desafios e sucessos. Em 2011 inicia o maior desafio enfrentado ao longo da sua trajetória, a construção do Centro Comercial Vila, o qual tem como objetivo oferecer aos clientes um ambiente com design inovador para a cidade, atendendo melhor os clientes e prospectando novos. Contudo, o percurso é desafiador, pois a estratégia de Wilmar que no início parecia sucesso garantido, torna-se um dilema. O objetivo desse caso para ensino é fomentar a reflexão e o debate acerca dos temas relacionados a análise SWOT, características empreendedoras e estratégias organizacionais. Este caso é indicado para aplicação em cursos de graduação em Administração ou cursos superiores de tecnologia na área de gestão, bem como em especializações ou MBA´s da área de gestão. Pode ser usado em disciplinas com conteúdos relacionados ao empreendedorismo e gestão estratégica de negócios.

 


Palavras-chave


Análise SWOT. Características empreendedoras. Estratégias organizacionais.

Texto completo:

PDF

Referências


CASEMIRO, I. P.; ARAÚJO, T. S. Produção científica brasileira sobre perfil empreendedor no período de 2010-2015. Iniciação – Revista de Iniciação científica, Tecnológica e Artística, v. 5, n. 5, p. 69-79, mar. 2016.

CAMPOS, L. M. F. Administração estratégica: planejamento, ferramentas e implantação. Curitiba: Intersaberes, 2016.

DORNELAS, J. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Marketing essencial: conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Pearson, 2013.

LENZI, F. C. Os empreendedores corporativos nas empresas de grande porte: um estudo da associação entre tipos psicológicos e competências empreendedoras. Tese (Doutorado em Administração). Universidade de São Paulo - USP, 2008.

LOBATO, D. M.; MOYSÉS FILHO, J.; TORRES, M. C. S.; RODRIGUES, M. R. A. Estratégia de empresas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

MACEDO, M. M. et al. Empreendedorismo no Brasil: 2015. Curitiba: IBQP, 2014.

NOGUEIRA, C. S. Planejamento estratégico. São Paulo: Pearson, 2014.

NOGUEIRA, M. A.; CRISPIM, S.F. A Telefonia Móvel Celular na Cidade de São Paulo: uma descrição de sua indústria sob a ótica das forças competitivas de Michael Porter. Revista FAE, v. 14, n. 2, p. 130-147, jul./dez. 2011.

PARENTE, J. G. O sistema de informação de marketing e a pesquisa de marketing. In: DIAS, S. R. (Coord.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

PORTAL BRASIL. Disponível em: . Acesso em: 27.abr.2017.

PORTER, M.E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

PSILLAKIS, H. M. Estratégias mercadológicas. In: DIAS, S. R. (Coord.). Gestão de marketing. São Paulo: Saraiva, 2003.

SCHMIDT, S.; BOHNENBERGER, M. C. Perfil empreendedor e desempenho organizacional. Revista de Administração Contemporânea, v. 13 n. 3, jul/ago. 2009.

SKACEL, R. K. Plano de marketing: como prepará-lo, o que deve conter. São Paulo: Nobel, 1992,

VEIT, M. R.; GONÇALVES FILHO, C. Mensuração do perfil do potencial empreendedor e seu impacto no desempenho das pequenas empresas. In: Encontro Anual da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração – EnANPAD, 31, 2007, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

VENTURI, J. L. Estudo das características empreendedoras dos proprietários de restaurantes na cidade de Itapema, conforme a abordagem de David McClelland. 2003. 113 f. Dissertação (Mestrado em Turismo e Hotelaria) – Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2003.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i1.1094

Apontamentos

  • Não há apontamentos.