Aprendizagem em Dispositivos móveis: o uso do Whatsapp como Plataforma no M-learning

Francisco Lindoval de Oliveira, Luciano Nóbrega

Resumo


O presente artigo tem como objetivo relatar sobre a utilização do WhatsApp como plataforma de aprendizagem móvel m-learning. Este artigo utilizou-se um estudo de caso e a aplicação de dois questionários eletrônicos semiestruturados e para a questão aberta foi utilizada a técnica denominada análise de conteúdo, sendo elaborada a divisão em 05 categorias das respostas fornecidas pelos participantes, junto com um estudo bibliográfico que visou a compreender a relevância do aplicativo como plataforma de ensino e aprendizagem. Os resultados da pesquisa mostram que os participantes, em geral, fariam cursos pelo WhatsApp, que gostariam de ter acessos em seus dispositivos móveis, que se consideram dedicados apesar de apresentarem algumas dificuldades com acesso. Por fim, que consideram o curso bom, enquanto experimento. O m-learning se apresenta como uma modalidade educacional que se torna uma alternativa contemporânea válida e legalmente apoiada para promover educação e o WhatsApp se conecta perfeitamente neste contexto. Pode ser aplicado aos diversos níveis de ensino, pela flexibilidade de uso contínuo como ferramenta educacional, no entanto, é no seu aperfeiçoamento e estruturação aos modelos pedagógicos, que determinará sua eficiência educativa como uma ferramenta inovadora.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, André Luiz; DE MAGALHÃES PORTO, Cristiane; DE JESUS OLIVEIRA, Kaio Eduardo. Educação online mediada pelo WhatsApp: mapeando rastros e controvérsias de alunos à luz da teoria ator-rede. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 56, p. 164-185, 2018.

CAVALCANTE, Ricardo Bezerra; CALIXTO, Pedro; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Análise de conteúdo: considerações gerais, relações com a pergunta de pesquisa, possibilidades e limitações do método. Informação & Sociedade, v. 24, n. 1, p. 13-18, 2014.

COUTO, Edvaldo; PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa. App-learning: experiências de pesquisa e formação. 2016.

CRUZ, J. A. S.; et al. A utilização do e-learning como ferramenta na educação corporativa. In: 40º Congresso Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom. Curitiba, set. 2017.

CUNHA, D. O.; OLIVEIRA, F. L.; BEZERRA, L. F.; SEVERIANO JUNIOR, E.; GONÇALVES, C. P. O Uso do E-Learning como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 8, n. 3, p. 41-53, 2019.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KEMP, S. Digital In 2019: World’s Internet Users Pass The 4 Billion Mark. We Are Social, 31 jan. 2019. Disponível em: . Acesso em: 05 out. 2019.

MOREIRA, J. A.; VIEIRA, C. P. e-Learning no Ensino Superior. Coimbra, 2017.

PINA, F.; et al. Adoção de m-learning no ensino superior: o ponto de vista dos professores. REAd, Porto Alegre, Ed. 84, n° 2, Maio/Ago. 2016.

TRINDADE, Sara Dias; MOREIRA, J. António. Competências de aprendizagem e tecnologias digitais. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.