Uma Análise sobre os Atributos de Negócio dos Food Trucks que mais Influenciam a Intenção de Recomendação e Reuso desse Modelo de Negócio. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n1p2033

Bruna Ribeiro de Souza, Evandro Luiz Lopes

Resumo


O modelo de food truck inovou o conceito de venda de comida de rua. No Brasil, esse modelo de negócio é ainda uma novidade, porém já está se popularizando nas grandes cidades do país. O grande diferencial da operação é oferecer pratos diferenciados com preços acessíveis, e não ter um local fixo de serviço.  Este trabalho teve como objetivo identificar quais atributos de negócio dos food trucks mais influenciam a intenção de recomendação e reuso desse serviço. Para isso, os atributos foram divididos em dois grupos: variáveis de gestão do negócio (preço, sabor da comida, formas de pagamento etc.) e variáveis do formato do negócio (apresentação do food truck, ambiente etc.). Por meio da modelagem de equações estruturais foi possível concluir que as variáveis de gestão de negócio são as que mais influenciam a intenção de recomendação dos foods trucks, sendo o sabor da comida e a limpeza os fatores que mais contribuem para esse item. Os resultados também indicaram que as variáveis de formato de negócio são as que mais influenciam na intenção de reuso desse serviço, com maior influência da apresentação do food truck e do custo/benefício.

 

 


Palavras-chave


food truck, intenção em recomendar, intenção de reuso, marketing de relacionamento

Texto completo:

PDF

Referências


ALBUQUERQUE, F. M. F.; PEREIRA, R. C. F.; BELLINI, C. G. P. Do repertório de comportamentos anticonsumo: retaliação e vingança no ciberespaço [CD-ROM]. Anais do Encontro de Marketing, v. 7, 2010.

BILGIHAN, Anil; BUJISIC, Milos. The effect of website features in online relationship marketing: A case of online hotel booking. Electronic Commerce Research and Applications, v. 14, n. 4, p. 222-232, 2015.

CUI, Anna S.; WU, Fang. Utilizing customer knowledge in innovation: antecedents and impact of customer involvement on new product performance. Journal of the Academy of Marketing Science, p. 1-23, 2015.

DONNELLY, Christina et al. Digital loyalty card ‘big data’and small business marketing: Formal versus informal or complementary?. International Small Business Journal, v. 33, n. 4, p. 422-442, 2015.

EMERGENT RESEARCH & CONSULTING, website (2012). disponível em: http://www.emergentresearch.co.uk/ . Último acesso em 01 de fevereiro de 2016.

FORNELL, Claes; LARCKER, David F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, p. 39-50, 1981.

ELIAS, Frederico; CANTAFARO, R.T.; AYDAR, F.R.; SHINZAKI, A.P.M.. Valor, Satisfação e Recomendação Espontânea para uma Marca Varejista. REMark, v. 13, n. 6, p. 107, 2014.

GRANERO, Arlete Eni. Marketing de Relacionamento. 1. ed. Franca: Uni-FACEF, 2008. v. 1. 300p.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.

INTUIT. Food trucks motor into the mainstream, 2012. Disponível em: < http://network.intuit.com/wp-content/uploads/2012/12/Intuit-Food-Trucks-Report.pdf > Acesso em: 06 mar. 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 2006.

LEVIN, Jack; FOX, J. . Elementary statistics in social research. Pearson Education India, 2006.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. Bookman Editora, 2012.

MALHOTRA, Naresh K.; LOPES, Evandro Luiz; VEIGA, Ricardo Teixeira. Modelagem de Equações Estruturais com Lisrel: Uma Visão Inicial. REMark, v. 13, n. 2, p. 27, 2014.

OLIVEIRA, Marcelo Custodio de. Efeitos da recomendação online no comportamento do consumidor: um estudo envolvendo confiança, satisfação, recomendação e intenção de compra. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo.

OWYANG, Jeremiah; LI, Charlene. How corporations should prioritize social business budgets. Altimeter Group, San Mateo, 2011.

PALMATIER, Robert W. et al. Factors influencing the effectiveness of relationship marketing: a meta-analysis. Journal of marketing, v. 70, n. 4, p. 136-153, 2006.

REICHHELD, F. A pergunta definitiva: você nos recomendaria a um amigo?: como gerar crescimento sustentável transformando clientes em promotores. São Paulo: Bain & Company, 2006.

RINGLE, Christian M.; DA SILVA, Dirceu; BIDO, Diógenes De Souza. Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. REMark, v. 13, n. 2, p. 54, 2014.

RUST, Roland T.; ZEITHAML, Valarie A.; LEMON, Katherine N. Customer-centered brand management. Harvard business review, v. 82, n. 9, p. 110-120, 2004.

SEBRAE-SP. Democratização Gastronômica. Revista Conexão. 43(1), 20-23, jul./ago. 2014.

SHETH, Jagdish N.; PARVATIYAR, Atul; SINHA, Mona. The conceptual foundations of relationship marketing: Review and synthesis. Journal of Economic Sociology= Ekonomicheskaya sotsiologiya, v. 16, n. 2, p. 119-149, 2015.

STARK, John. Product lifecycle management. Springer International Publishing, 2015.

SWIFT, R. CRM: O revolucionário marketing de relacionamento. Rio de Janeiro, 2001.

UAI. Food trucks enfrentam desafios para se estabelecerem nas ruas de BH. Belo Horizonte, 2015. Disponível em < http://sites.uai.com.br/app/noticia/encontrobh/gastro/2015/03/11/noticia_gastro,152550/food-trucks-enfrentam-desafios-para-se-estabelecerem-nas-ruas-de-bh.shtml >. Acesso em: 05 mar 2015.

VILLANUEVA, Julian; YOO, Shijin; HANSSENS, Dominique M. The impact of marketing-induced versus word-of-mouth customer acquisition on customer equity growth. Journal of marketing Research, v. 45, n. 1, p. 48-59, 2008.

YI, Youjae; GONG, Taeshik. Customer value co-creation behavior: Scale development and validation. Journal of Business Research, v. 66, n. 9, p. 1279-1284, 2013.




DOI: https://doi.org/10.6034/887

Apontamentos

  • Não há apontamentos.