ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: ESTUDO E APLICAÇÃO DE UM ROTEIRO EM PEQUENAS EMPRESAS

Ana Cláudia Fernandes Terence, Edmundo Escrivão Filho

Resumo


Este artigo visa contribuir para um melhor entendimento do processo estratégico nas pequenas organizações, mais especificamente, seu objetivo é apresentar os resultados da utilização de um roteiro desenvolvido para auxiliar o empresário na elaboração do planejamento estratégico, levando em conta as especificidades de gestão das micro e pequenas empresas - MPEs. O planejamento estratégico apresenta-se como uma ferramenta que orienta os rumos e as ações da organização em seu ambiente externo e interno. Pode-se caracterizar este planejamento como um processo contínuo que estabelece a interação da empresa com o ambiente, que permite definir seus objetivos e suas potencialidades e que orienta para o melhor aproveitamento dos recursos que utiliza. O fato de quase não se usar o planejamento estratégico como ferramenta de gestão nas MPEs deve-se a alguns fatores tais como a estrutura simples destas organizações, poucos recursos para a contratação de profissionais e/ou serviços de consultorias para suprir a falta de conhecimento administrativo, excesso de tarefas operacionais no dia-a-dia do dirigente, centralização de poder, entre outros. Assim, faz-se necessário abordar o planejamento estratégico de forma menos complexa e formal e, principalmente, considerando-se as principais características de gestão deste segmento de empresas.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/22

Apontamentos

  • Não há apontamentos.