ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME/LUCRO EM UMA EMPRESA VAREJISTA DO RAMO DE UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON

Gabriel Friedrich Rieger, Silvana Anita Walter, Wanderson Dutra Gresele

Resumo


Este estudo objetiva analisar a relação do custo, volume e lucro no comércio varejista de utensílios domésticos em uma empresa de Marechal Cândido Rondon. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodologia classificável como quantitativa, do tipo descritiva. Os dados para análise foram obtidos através de pesquisa documental no sistema de gestão de caixa mantido pela empresa e escritório de contabilidade contratado pela mesma, sendo utilizadas planilhas para a realização da análise custo, volume e lucro e análise do desempenho econômico da empresa. A empresa teve os seus produtos agrupados em 24 categorias para as análises. A média do desempenho da empresa no ano analisado foi superior ao ponto de equilíbrio contábil, mas inferior ao seu ponto de equilibrio econômico. O seu Grau de Alavancagem mostra que a empresa possui chance de crescimento se passar a adotar estratégias visando ao aumento de venda de seus produtos e pequenas reduções de custos.

Palavras-chave


Contabilidade de custos; Análise CVL; Métodos de Custeio.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, A.; BORBA, J.; FLORES, L. A utilização das informações de custo na gestão da saúde pública: um estudo preliminar em secretarias municipais de saúde do estado de Santa Catarina. São Paulo: Scielo, 2009.

ASSAF NETO, A.; LIMA, F. G. Fundamentos de administração financeira. São Paulo: atlas, 2010.

ATKINSON, A. A.; BANKER, R. D.; KAPLAN, R. S.; S. M. YOUNG. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000.

BORNIA, Antonio C. Análise gerencial de custos. Porto Alegre: Bookman, 2002.

BORNIA, Antonio C. Análise gerencial de custos. São Paulo: Atlas, 2010.

CARMO, C. R. S. et al. Métodos quantitativos aplicados à análise de custos em micro e pequenas empresas: um estudo de caso realizado em uma empresa do setor varejista de autopeças. Revista da Micro e Pequena Empresa- FACCAMP, Campo Limpo Paulista, 2013.

CLAYMAN, M.R., FRIDSON, M.S., TROUGHTON, G.H. Corporate finance: a practical approach. Hoboken, New Jersey : John Wiley & Sons, 2012.

CREPALDI, S. A. Contabilidade gerencial: teoria e prática. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

COLLATTO, Dalila Cisco; REGINATO, Luciane. Método de custeio variável, custeio direto e teoria das restrições no contexto da gestão estratégica de custos: um estudo aplicado ao instituto de idiomas Unilínguas. IX Congresso de Custos. Florianópolis: http://www.intercostos.org/documentos/custos_367.pdf, 2005.

COLPO, I.; MEDEIROS, F. S. B.; AMORIN, A. L. W.; WEISE, A. D. Análise do Custo-VolumeLucro auxiliando na tomada de decisão: o caso de uma microempresa. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 9, n. 3, p. 22-36, 2015.

FERNANDES, A. M.; GALVÃO, P. R. A Controladoria como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas: um estudo da viabilidade e da relação custo benefício. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 5, n. 1, 2016.

GUERREIRO, R. Estruturação de sistemas de custos para a gestão de rentabilidade. São Paulo: Atlas, 2011.

GUERRA, A. R., ROCHA, W., CORRAR, L. J. Análise do impacto das variações de receitas nos lucros das empresas com diferentes estruturas de custos. Revista de Administração, n. 42, p.227-238, 2007.

HALL, R. J. et al. Contabilidade como uma ferramenta da gestão: um estudo em micro e pequenas empresas do ramo de comércio de Dourados. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 6, n. 3, p. 4-17, 2013.

HANSEN, D. R.; MOWEN, M. M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo: Pioneira, 2001.

HORNGREN, C. T.; FOSTER, G.; DATAR, S. M. Cost accounting: a managerial emphasis. New Jersey: Prentice Hall, 1999.

KAPLAN, R. S.; ATKINSON, A. A. Advanced management accounting. New Jersey: Prentice-Hall, 1989.

LAURETH, S. V. et al. Análise custo/volume/lucro aplicada em supermercado de pequeno porte: estudo de caso. Brazilian Journal of Development, v. 4, n. 3, p. 863-885, 2018.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, Eliseu; ROCHA, Welington. Métodos de custeio comparados: custos e margens analisados sob diferentes perspectivas. São Paulo: Atlas, 2010.

MEGLIORINI, E. Custos: Análise e Gestão. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade de custos. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

SANTOS, J. Análise de Custos. São Paulo: Atlas, 2005.

PEINALDO, J.; GRAEML, A. R. Administração da Produção: operações industriais e de serviços. Curitiba: UnicenP, 2007.

SILVA, R. N. S.; LINS, L. S. Gestão de custos: contabilidade, controle e análise. São Paulo: Atlas, 2014.

WERNKE, R. Custos logísticos: ênfase na gestão financeira de distribuidoras de mercadorias e de transportadoras rodoviárias de cargas. Maringá: Editora MAG, 2014.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v15i1.1449

Apontamentos

  • Não há apontamentos.