“A REDE SOCIAL”: UMA ANÁLISE FÍLMICA DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Marília Lima Ferreira Gomes, Diego de Queiroz Machado, Hugo Osvaldo Acosta Reinaldo, Daniel Barboza Guimarães, Luís Matheus Tavares Silva

Resumo


A presente pesquisa tem como tema o empreendedorismo universitário, cujo objetivo principal é analisar as características do comportamento empreendedor universitário dos personagens principais do filme “A Rede Social”. Para isto, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: Identificar as principais características empreendedoras presentes nos personagens principais do filme “A Rede Social”; Traçar o perfil empreendedor dos personagens; Comparar os perfis empreendedores dos personagens principais na perspectiva das características de perfil do empreendedor universitário. A técnica de análise de dados seguiu a narrativa do filme, observando o comportamento de cada personagem, identificando as características do empreendedorismo universitário encontradas ao longo do referencial teórico e classificando cada personagem de acordo com as características de perfil do empreendedor universitário. Dentre os dois personagens analisados, um deles apresentou todas as características empreendedoras propostas de forma significativa, e o outro apresentou apenas algumas delas e de forma menos expressiva, demonstrando que não existe um padrão de comportamento no empreendedorismo universitário, e que podem existir diferentes perfis empreendedores a depender da atitude do empreendedor.

Palavras-chave


Empreendedorismo universitário; Características empreendedoras; Análise fílmica.

Texto completo:

PDF

Referências


A REDE SOCIAL. Direção: David Finch. Produção: Scott Rudin, Michael de Luca e Triger Street. Los Angeles: Columbia Pictures e Relativity Media, 2010. Disponível em .

BRONOSKI, M. A. Intenção Empreendedora no Ambiente Universitário: O Caso Unicentro. Revista Capital Científico, v.6, n.1, p.223-238, 2008. Disponível em < https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/download/815/922>. Acesso em 17 de outubro de 2017.

CHÉR, R. Empreendedorismo na veia: um aprendizado constante. Rio de Janeiro: Elsevier; Sebrae: 2008.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

FERREIRA, P. J. S. Empreendedorismo: uma abordagem sintética. Faro: Sílabas & Desafios, 2015.

FERREIRA, P. G. G.; MATTOS, P. L. C. L. Empreendedorismo e Práticas Didáticas nos Cursos de Graduação em Administração: os Estudantes Levantam o Problema. In: XXVII EnAnpad, 2003. Atibaia. Anais... Rio de Janeiro: Anpad, 2003.

FILARDI, F.; BARROS, F. D.; FISCHMANN, A. A. Do homo empreendedor ao empreendedor contemporâneo: evolução das características empreendedoras de 1848 a 2014. Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 13, n. 3, p. 123-140, 2014.

GUROL, Y.; ATSAN, N. Entrepreneurial characteristics amongst university students. Education and Training, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 25-38, 2006. Disponível em . Acesso em 01 de abril de 2018.

HAIR, J. F; BABIN B.; MONEY, A. H.; SAMUEL P. Fundamentos de métodos de pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

IIZUKA, E. S.; MORAES, G. H. S. M. Análise do potencial e perfil empreendedor do estudante de Administração e o ambiente universitário: reflexões para instituições de ensino. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 15, n. 3, p. 593-593, 2014. Disponível em < https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/16>. Acesso em 17 de outubro de 2017.

MACHADO, D. Q; MATOS, F. R. N.; LEITE, N. R. P; LEITE, F. P. O estudo observacional e a linguagem fílmica: uma introdução. In: MACHADO, D. Q.; MATOS, F. R. N. Estudos observacionais em linguagem fílmica. Curitiba: Editora CRV, 2012.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

MOMBELLI, F. M; TOMAIM, C. S. Análise fílmica de documentários: apontamentos metodológicos. Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), v. 8, n. 2, 2014. Disponível em < https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/323/358>. Acesso em 12 de abril de 2018.

PENAFRIA, M. Análise de Filmes - conceitos e metodologia(s). In: VI CONGRESSO SOPCOM, 2009, Lisboa. Anais... Lisboa: Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2009. Disponível em: < http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-penafria-analise.pdf>. Acesso em 03 de março de 2018.

SANTOS, A. M.; ACOSTA. A. Empreendedorismo: teoria e prática. Caçador (SC): UNIARP, 2011.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v15i1.1414

Apontamentos

  • Não há apontamentos.