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Investigação de correlação entre a habilidade de computar e desempenho cognitivo na Educação Infantil

Autor: Gustavo A. Caetano

A Computação ou informática, entendida como o corpo de conhecimentos acerca de computadores, sistemas de Computação e suas aplicações, engloba aspectos teóricos, experimentais, de modelagem e de projeto. Atualmente, o aprendizado desses conceitos é reservado apenas àqueles que optam por cursos na área. Porém, segundo o Computer Science Teachers Association [CSTA 2011], a grande maioria das profissões do século XXI exige uma compreensão da Ciência da Computação. Profissionais de entretenimento, comunicação, saúde, entre outros, precisam ter conhecimentos de Computação para auxilio na busca por soluções de problemas em suas áreas, bem como na construção das soluções. Conhecimentos de Computação são fundamentais para todos, não apenas para pessoas com interesse fundamental em Computação. O ensino de conhecimentos de Computação para crianças pode melhorar a capacidade de leitura, escrita e aritmética delas [Wing 2006]. Assumindo a premissa de que a capacidade de computar é fundamental, pesquisadores vêm estudando formas de melhorar a educação infantil, fundamental, média e superior, colocando uma grande ênfase em conceitos computacionais. Oliveira [Oliveira 2014] realizou estudos com alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental com o objetivo de correlacionar a habilidade de computar com o desempenho escolar dos alunos, e em suas conclusões pôde- se verificar uma correlação significativa, sugerindo que a habilidade de computar parece ser fundamental nesta fase da educação.
Este artigo relata um trabalho em desenvolvimento que tem como objetivo investigar experimentalmente a hipótese de que exista uma correlação entre a capacidade de crianças de Educação Infantil computar e seus correspondentes desempenhos cognitivos na escola. Para suportar essa proposta, este artigo propõe e desenvolve um modelo de Computação baseado no modelo “Máquina de Turing” [Turing 1936], porém adaptado para a faixa etária envolvida. Na Seção 2 serão abordadas as habilidades cognitivas e computacionais estudadas neste artigo e na Seção 3 as atividades propostas. A seção 4 trata das considerações finais.


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