Anais > Edição Atual > Anais do XVIII WCF 2022 > A Problemática da Localização de Recursos Educacionais Abertos

A Problemática da Localização de Recursos Educacionais Abertos

Autores: Marcus Vinícius Germano de Abreu Pereira, Osvaldo Luiz de Oliveira

Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais (e.g. imagem, vídeo, animação, slides, texto, livro, software educativo) criados com finalidade educacional, licenciados para serem obtidos e usados livres de custo e, em muitos casos, modificados e redistribuídos. Entre as vantagens do uso de REA estão o acesso livre ao conhecimento, a redução do custo educacional, o compartilhamento e o aprimoramento colaborativo de recursos. Atualmente existem inúmeros Repositórios de REA (RREA) e cada um deles oferece um mecanismo de busca pelos recursos que armazena. A facilidade ou a dificuldade de localizar um recurso dentro do amplo universo de RREA é um fator de fundamental importância para a popularização e o sucesso de REA na prática educacional. Este estudo investiga as dificuldades existentes hoje em dia para a localização de REA. A investigação é realizada via uma revisão bibliográfica da literatura. Este artigo descreve o método utilizado, analisa e discute os resultados dessa pesquisa.


Voltar para o WCF

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO LIMPO PAULISTA - UNIFACCAMP
R. Guatemala, 167 - Jardim América - Campo Limpo Paulista / SP - CEP: 13231-230
Telefone/FAX: (11) 4812-9400