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Uso de Sensores Biomecânicos em Aplicações de Realidade Virtual Voltadas à Reabilitação Neuromotora

Autores: Elvis Ribeiro, Tiago Trotta, Marcelo Guimarães, Alexandre Brandão, Daniel Madeira, Diego Dias

As aplicações de Realidade Virtual (RV) vem desempenhando um papel importante nos dias atuais e estão presente nas mais diversas areas, incluindo como ferramenta no auxílio Anais do WCF, Vol 8, pp 47-52 2021, ISSN 2447-4703, XVII WCF 13-14 out 2021 47 de reabilitação [Aramaki et al. 2019, Cano Porras et al. 2018]. Nestas aplicacões, a interação entre o usuário e o ambiente simulado e parte essencial do engajamento dos pacientes. Esta interaço pode ser alcancada por meio de controles, toques ou até mesmos gestos e deve ser, idealmente, a mais natural possível. Nos casos em que a imersao im- possibilita o uso de teclados, mouses e telas sensíveis ao toque, a interação fica limitada a soluções específicas como joysticks, gestos e voz. Em casos onde o usuário e incapaz de operar um joystick ou quando se deseja estimular a movimentação corporal, a interação por meios de gestos corporais se mostra uma excelente escolha.


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