Orientações Gerais



Processo de Seleção

O processo seletivo, aberto a portadores de certificados ou diplomas de conclusão de ensino superior de graduação ou equivalente, destina-se a selecionar os candidatos dentro dos limites de vagas oferecidas. As inscrições e as regras para o processo seletivo são divulgadas em edital específico publicado neste sítio.

Voltar para o topo


Matrícula

Terão direito à matrícula no Programa de Mestrado em Ciência da Computação, os candidatos que forem selecionados e convocados nos termos do edital do processo seletivo.

No ato da matrícula o candidato deverá assinar contrato de prestação de serviços educacionais após apresentar os seguintes documentos:

  • 2 cópias do CPF;

  • 2 cópias do RG ou documento equivalente;

  • 2 cópias do Título de Eleitor para candidatos brasileiros;

  • 2 cópias da Certidão de Nascimento ou Casamento;

  • 2 cópias do Certificado Militar, quando cabível;

  • 2 cópias do Histórico Escolar do Curso de Graduação; e

  • 2 cópias do Diploma do Curso de Graduação ou atestado de conclusão de curso de graduação, se o curso tiver sido concluído em até um ano antes.

Voltar para o topo



Rematrícula

O ano letivo está dividido em períodos letivos trimestrais conforme o calendário acadêmico do PMCC-FACCAMP, do ano corrente. No início de cada período letivo, o aluno matriculado deve renovar a sua matrícula (rematrícula) junto à Secretaria do PMCC-FACCAMP. A rematrícula consiste na escolha de disciplinas e atividades a serem cursadas e, também, da assinatura de termo aditivo do contrato de prestação de serviços educacionais, junto à Tesouraria da FACCAMP.

Voltar para o topo

Atrividades para Conclusão do Mestrado

Para a conclusão do Mestrado, o aluno deverá integralizar no mínimo 60 créditos, assim distribuídos: Cada crédito corresponde a 12 horas-aula.

Voltar para o topo


Atribuição de Orientador

O aluno deve se informar sobre os interesses de pesquisa de cada docente pesquisador que participa do PMCC-FACCAMP, bem como sobre a disponibilidade, por parte do docente, de vagas para orientação. Informações preliminares podem ser obtidas consultando os projetos em desenvolvimento, as dissertações que estão sendo orientadas, bem como os CV Lattes de cada docente pesquisador. Recomenda-se enfaticamente que, durante o primeiro trimestre, o aluno estabeleça contatos com os pesquisadores afim de se informar sobre os interesses de pesquisa e, também, manifestar os seus próprios interesses. Após o término do primeiro trimestre, o aluno deverá encaminhar ao Colegiado do Programa, por meio de formulário específico disponível junto à Secretaria do PMCC-FACCAMP, atribuição de orientador. Tal formulário deve evidenciar a concordância do orientador, por meio de sua assinatura.

Voltar para o topo


Projeto de Pesquisa e Exame de Qualificação

O Exame de Qualificação de Mestrado (EQM) consiste na apresentação oral, por parte do aluno, de seu Projeto de Pesquisa de Mestrado (PPM), perante uma Banca Examinadora que tem como função arguir e deliberar sobre a aprovação do aluno. O depósito do PPM junto à Secretaria do PMCC deverá ocorrer até um mês antes da data estabelecida para o EQM

O que deve ser feito?
  • O aluno deve elaborar o texto do PPM utilizando os padrões definidos em Word ou Latex.

  • O orientador deve definir a Banca de Exame de Qualificação de Mestrado (BQM). A BQM deve ser constituída por, no mínimo, três membros titulares e um membro suplente. O Professor Orientador da Dissertação integrará a BQM na condição de seu Presidente. Exige-se que todos os membros da BQM possuam o título mínimo de Doutor. Cabe também ao Orientador agendar a data do exame.

  • O aluno deve verificar quais membros da BQM requerem cópias impressas do PPM.

  • O aluno deve depositar na Secretaria do PMCC cópia digital do PPM em formato PDF e, se for o caso, cópias do PPM impressas segundo a demanda dos membros da BQM. As cópias impressas devem ser encadernadas em espiral com capa frontal transparente de tal modo que o leitor possa ver a identificação do PPM constante da primeira página do padrão Word ou Latex.

  • A Secretaria do PMCC deve enviar aos membros da BQM cópia digital ou encadernada, conforme demanda dos membros da BQM.

  • O aluno deve defender o seu PPM. A defesa consiste em:
    - apresentação oral do PPM pelo aluno (máximo de 40 minutos).
    - arguição do aluno pela BQM (máximo de 40 minutos para cada membro da banca). Obs.: estes tempos poderão ser alterados pelo presidente da BQM. Alterando ou não estes tempos, o presidente da BQM deverá abrir a sessão de defesa informando os tempos que cada participante possui.
Voltar para o topo

Defesa da Dissertação

A Defesa de Dissertação (DD) consiste na apresentação oral, por parte do aluno, de sua Dissertação de Mestrado (DM), perante uma Banca Examinadora que tem como função arguir e deliberar sobre a aprovação do aluno. O depósito da DM junto à Secretaria do PMCC deverá ocorrer até um mês antes da data estabelecida para a DD.

Antes da defesa
  • O aluno deve ter concluído, com aprovação, no mínimo 32 créditos em disciplinas bem como ter sido aprovado no EQM e no Exame de Proficiência em Língua Inglesa.

  • O aluno deve elaborar o texto da DM.

  • O Orientador deve solicitar do Colegiado aprovação da Banca Examinadora da Dissertação de Mestrado (BED). A BED deve ser constituída por, no mínimo, três membros titulares e um membro suplente. O Professor Orientador da Dissertação integrará a Banca Examinadora na condição de seu Presidente. Pelo menos um dos membros titulares da BED deve pertencer a uma instituição externa à UniFaccamp. Exige-se que todos os membros da BED possuam o título mínimo de Doutor. Cabe também ao Orientador agendar a data da defesa e informar à Secretaria do PMCC o nome, o endereço, o e-mail, o telefone, o CPF e a conta bancária de cada membro externo da BED.

  • O aluno deve verificar quais membros da BED requerem cópias impressas do PPM.

  • O aluno deve depositar na Secretaria do PMCC uma cópia digital da DM em formato PDF e, se for o caso, cópias da DM impressas segundo a demanda dos membros da BED. As cópias impressas devem ser encadernadas em espiral com capa frontal transparente de tal modo que o leitor possa ver a identificação da DM constante da primeira página do padrão Word ou Latex. O texto da Dissertação deve comprovar a submissão de um artigo relacionado ao Projeto de Pesquisa de Mestrado, em um fórum (congresso ou revista científica) com comprovada seriedade acadêmica (por exemplo, via Qualis CAPES). Uma cópia do artigo bem como do documento que ateste a submissão, devem ser incluídas no texto da DM, como anexo.

  • A Secretaria do PMCC deve enviar aos membros da BED cópia digital ou encadernada, conforme demanda dos membros da BED.

  • O aluno deve defender a sua DM. A defesa consiste em:
    - apresentação oral da DM pelo aluno (máximo de 40 minutos).
    - arguição do aluno pela BED (máximo de 40 minutos para cada membro da banca). Obs.: estes tempos poderão ser alterados pelo presidente da BED. Alterando ou não estes tempos, o presidente da BED deverá abrir a sessão de defesa informando os tempos que cada participante possui.
Após a defesa

Tendo sido aprovado:
  • O aluno deve corrigir a DM caso a BED tenha solicitado modificações. O aluno deve retirar da DM eventuais anexos que contenham artigos publicados e sobre os quais ele tenha cedido o direito de publicação.

  • O aluno deve obter do Orientador a aprovação das correções realizadas.

  • O aluno deve solicitar à Biblioteca do UniFaccamp o desenvolvimento da ficha catalográfica para inserção na DM, enviando as informações abaixo:
    • nome completo do aluno
    • título do trabalho
    • ano de defesa
    • palavras-chaves do trabalho
    • nome completo do professor orientador
    • Prazo de elaboração: 3 (três) dias úteis

    Encaminhar as informações para:Shill - spettian@faccamp.br


  • O aluno deve obter da Secretaria do PMCC capas para encadernação em brochura.

  • O aluno deve entregar na Secretaria do PMCC uma cópia encadernada e uma cópia digital, em formato PDF, da DM constando a ficha catalográfica. O aluno deve verificar com a Secretaria do PMCC como e onde as encadernações podem ser feitas. O aluno pode ver exemplos de dissertação, em formato PDF, em http://www.cc.faccamp.br//dissertacoes.php.

  • O aluno deve preencher formulário para acompanhamento de egressos junto à Secretaria do PMCC.

  • O aluno deve atualizar o seu CV Lattes com os dados da dissertação, orientador e defesa realizada.

  • O Colegiado do PMCC decidirá sobre a homologação da defesa.

  • Após a homologação da defesa pelo Colegiado do PMCC, o aluno pode requerer da Secretaria do Programa a emissão do diploma de Mestre em Ciência da Computação. O registro do diploma demanda, em média, três meses.

Voltar para o topo

Desligamento por Descumprimento do Prazo de Defesa

O aluno deve defender a sua dissertação até o 24º mês de seu ingresso no curso. Caso a defesa não ocorra dentro deste prazo, o aluno poderá solicitar ao Colegiado do Programa a prorrogação da data da defesa por até 6 meses. Havendo aprovação da prorrogação, o aluno deverá planejar para que a defesa ocorra dentro do prazo concedido pelo Colegiado. Não havendo cumprimento do prazo de 24 meses ou da prorrogação concedida, o aluno será desligado do Programa.

Caso ocorra o desligamento, o aluno terá as seguintes opções:
  • Solicitar emissão de histórico e programa das disciplinas cursadas para obter aproveitamento delas em programa de mestrado de outra instituição;
  • Caso tenha cursado com aproveitamento 32 ou mais créditos, solicitar a emissão de certificado de especialização;
  • Submeter-se a novo processo seletivo para o Programa de Mestrado. Caso seja aceito em novo processo seletivo, existe a possibilidade, a critério do Colegiado do Programa, de aproveitamento de disciplinas cursadas e de exame de qualificação eventualmente realizado.

Voltar para o topo

Mais Informações

Os regulamentos do Programa de Mestrado em Ciência da Computação constituem fonte adicional de informações.

Voltar para o topo

Noticias

Área restrita

Login:
Senha:


FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA - FACCAMP
R. Guatemala, 167 - Jardim América - Campo Limpo Paulista / SP - CEP: 13231-230
Telefone/FAX: (11) 4812-9400