A Controladoria como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas: um estudo da viabilidade e da relação custo benefício

Ailton Matos Fernandes, Paulo Roberto Galvão

Resumo


Este artigo tem por objetivo uma reflexão sobre o uso da controladoria como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas (MPEs), baseado em informações contidas em sites e em várias publicações de autores e especialistas da área, que apresentam definições, estatísticas e características das MPEs e os conceitos, funções da controladoria, do controller e de alguns instrumentos aplicáveis, tais como: orçamento, custos e contabilidade. A análise de como é conduzida a administração nas MPEs, geralmente, de maneira intuitiva, utilizando-se apenas do fluxo de caixa diário como ferramenta de gestão, permitiu a defesa da viabilidade e da relação custo benefício da controladoria em tais empresas. A falta de conhecimentos técnicos administrativos por parte dos gestores aponta para a necessidade da contratação de profissionais especializados, em tempo integral ou consultoria externa que atenda as necessidades destas empresas. A introdução da controladoria na estrutura organizacional da empresa, independente do porte e de suas especificidades, permite uma análise mais aprofundada da situação financeira, econômica e patrimonial, possibilitando maior controle das atividades e visão estratégica dos negócios.


Texto completo:

PDF

Referências


FIGUEIREDO, S.; CAGGIANO, P.C. Controladoria: teoria e prática. 4ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FREZATTI, Fabio. Gestão do Fluxo de Caixa Diário: Como Dispor de um Instrumento Fundamental para o Gerenciamento do Negócio. São Paulo: Atlas, 2006.

IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As Micro e Pequenas Empresas Comerciais e de Serviços no Brasil 2001. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/microempresa/microempresa2001.pdf. Acesso em 10 de março de 2015.

IBPT-Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Causas de Desaparecimento das Micro e Pequenas Empresas. São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em 10 de março de 2015.

KANITZ, Stephen Charles. Controladoria: teoria e estudos de casos. São Paulo: Pioneira, 1977.

MOSSIMANN, Clara Pellegrinello, ALVES, José Osmar de Carvalho e FISCH, Sílvio. Controladoria: seu papel na administração das empresas. Florianópolis: Editora da UFSC, Fundação Esag, 1993.

NASCIMENTO, A.M.; REGINATO, L. Controladoria: Instrumento de apoio ao processo decisório. São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, L.M.; PEREZ JR., J.H.; e SILVA, C.A.S. Controladoria Estratégica: textos e casos práticos com solução. 8ª. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.

PASSARELLI, J. ; e BOMFIM, E.A. Orçamento empresarial: como elaborar e analisar. São Paulo: IOB-Thomson, 2004.

PEREZ JR., J.H.; OLIVEIRA, L.M.; e COSTA, R.G. Gestão estratégica de custos: textos e testes com resposta. 7ª. Ed. São Paulo. Atlas, 2011.

Presidência da República - Casa Civil. Lei complementar nº 123 de 14 de dezembro de 2006. Disponível em: . Acesso em 09 de março de 2015.

SEBRAE-SC. Critérios de Classificação de Empresas: EI - ME - EPP. Disponível em: . Acesso em 09 de março de 2015.

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE Unidade de Gestão Estratégica – UGE. Participação das Micro e Pequenas Empresas na Economia Brasileira. Brasília: SEBRAE, 2014. Disponível em:

. Acesso em 10 de março de 2015.

SZUSTER, Natan; CARDOSO, Ricardo Lopes Cardoso; SZUSTER, Fortunée Rechtman; SZUSER, Fernanda Rechtman; SZUSTER, Flávia Rechtman. Contabilidade Geral: Introdução à Contabilidade Societária. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013.




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.