Carta do Editor

Manuel Meireles

Resumo


CARTA DO EDITOR

 

O primeiro volume de 2016 contém quatro trabalhos, a saber:

O primeiro aborda a Controladoria como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas e faz um estudo da viabilidade e da relação custo benefício. O trabalho é de autoria de Ailton Matos Fernandes e Paulo Roberto Galvão e tem por objetivo discutir o uso da controladoria como ferramenta de gestão nas micro e pequenas empresas (MPEs), baseado em informações contidas em sites e em várias publicações de autores e especialistas da área, que apresentam definições, estatísticas e características das MPEs e os conceitos, funções da controladoria, do controller e de alguns instrumentos aplicáveis, tais como: orçamento, custos e contabilidade. A análise de como é conduzida a administração nas MPEs, geralmente, de maneira intuitiva, utilizando-se apenas do fluxo de caixa diário como ferramenta de gestão, permitiu a defesa da viabilidade e da relação custo benefício da controladoria em tais empresas. A falta de conhecimentos técnicos administrativos por parte dos gestores aponta para a necessidade da contratação de profissionais especializados, em tempo integral ou consultoria externa que atenda as necessidades destas empresas. A introdução da controladoria na estrutura organizacional da empresa, independente do porte e de suas especificidades, permite uma análise mais aprofundada da situação financeira, econômica e patrimonial, possibilitando maior controle das atividades e visão estratégica dos negócios.

O segundo trabalho investiga o poder das redes sociais online nas manifestações ocorridas no Brasil e é de autoria de: Williana de Souza Costa Correio, Julietty Christielle L. dos Santos Correio, Gabriela Silva Pires Correio e Nelsio Rodrigues de Abreu Correio. O trabalho buscou entender como o meio virtual socialmente construído impacta no comportamento de seus membros é importante para estudos no ciberespaço. A pesquisa teve abordagem quantitativa com análises estatísticas realizadas no software estatístico R. A pesquisa é considerada exploratória-descritiva, desenvolvida pelo método Survey com dados obtidos através de questionário online. A amostra compreendeu 186 membros da rede social com maior número de participantes no Brasil - o Facebook, coletados no mês de julho de 2013, por meio de questionário eletrônico repassados aos contatos dos pesquisadores, gerando um efeito snowball - bola de neve, que consiste em uma técnica de coleta de dados. Com base nos resultados obtidos, foi possível observar que há certa influência das redes sociais online nas interações de seus membros no que diz respeito às manifestações, uma vez que existem indícios de que a participação nos protestos é influenciada pela frequência de uso das redes sociais virtuais, como também pela participação em comunidades ou grupos online.

 

 

O terceiro trabalho intitula-se Strategy as Practice: the case of Sport Club Corinthians Paulista e é de autoria de Márcio Luiz Marietto, Fernando Antônio Ribeiro Serra e Marisa Regina Paixão e busca descrever os processos de estratégia como prática social. Para tanto, faz uso do caso Sport Club Corinthians Paulista, um tradicional Club especialmente no que diz respeito à equipe de futebol profissional.

Por fim é apresentado o trabalho de Jonas de Souza sobre variáveis que contribuem para a melhoria da eficiência operacional industrial. O autor afirma que o indicador OEE ou Eficiência Global dos Equipamentos é um indicador constituído pelos componentes Disponibilidade, Eficiência e Qualidade e dá uma informação geral sobre o funcionamento de equipamentos industriais. O objetivo da pesquisa foi investigar quais variáveis contribuem significativamente para a melhoria da eficiência operacional industrial dentre turno, dia da semana e mês. Foram coletados 79387 registros de produção nos anos de 2013 e 2014 em 25 linhas de produção de indústrias brasileiras. Foi utilizado o qui-quadrado para testar hipóteses de homogeneidade de proporções. Nenhuma das hipóteses levantadas foi confirmada.

 

Boa Leitura

Manuel Meireles

Editor

meireles@faccamp.br

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.