A tipologia da cultura organizacional empreendedora e sua taxonomia

Marcelo Sales

Resumo


Este trabalho fundamenta-se na hipótese de que com uma cultura organizacional empreendedora dos líderes alinhada com competências individuais e do negócio, os empreendedores obterão um maior sucesso. Entretanto é preciso identificar qual a cultura organizacional que se alinha com a orientação empreendedora do líder e captar quais são as culturas organizacionais prevalentes na empresa. O trabalho propõe uma nova tipologia de cultura organizacional com foco em empreendedorismo e testou a observância desta tipologia em a amostra constituída por 82 responsáveis por micro e pequenas empresas da Aglomeração Urbana de Jundiaí. Para coletar os dados dos respondentes foi utilizada uma escala Likert com cinco pontos que considerou as características da tipologia de cultura organizacional proposta neste trabalho. O processo de validação do questionário considerou inicialmente 86 proposições e culminou com um conjunto de 60 proposições. O valor obtido do α de Cronbach foi de 0,944. A análise dos dados utilizou os princípios da lógica paraconsistente. Os resultados desta pesquisa definem as quatro culturas empreendedoras que refletem o perfil do empreendedor brasileiro, que foca o seu negócio em atender as necessidades do mercado, porém com pouco foco em inovação.


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DOI: https://doi.org/10.21714/

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