INFLUÊNCIA DA MARCA SOBRE A PERCEPÇÃO DE QUALIDADE DOS PRODUTOS E AS PREFERENCIAS DE COMPRA DOS CONSUMIDORES: UM TESTE CEGO COM SUCOS PRONTOS PARA CONSUMO

Gustavo Quiroga Souki, Juliana Maria Magalhães Christino, Mário Teixeira Reis Neto, Mònica Fardin Grasseli

Resumo


Tem-se observado um crescimento significativo da produção, da concorrência e do consumo na indústria de sucos prontos para consumo embalados em caixas do tipo Longa Vida. Diante deste cenário, objetivou-se  estudar a influência das marcas desse tipo de suco sobre a decisão de compra dos consumidores. Foi realizada uma pesquisa dividida em duas fases, sendo a primeira de natureza qualitativa e a segunda de caráter quantitativo e descritivo / quase-experimental, configurado na modalidade antes-depois e sem grupo controle (Malhotra, 2006). Durante a fase qualitativa, 30 estudantes, de uma instituição de ensino superior de Belo Horizonte, Minas Gerais, foram consultados sobre os aspectos que consideravam importantes ao escolherem sucos de uva de caixinha, bem como, o conjunto de marcas evocadas nessa categoria de produtos. Durante a fase quantitativa e descritiva / quase-experimental foi realizado um teste cego incluindo seis marcas de sucos de uva evocadas durante a fase qualitativa. O levantamento dos dados quantitativos contou com a participação de 130 estudantes universitários. O questionário quantitativo aplicado foi composto de duas partes: a primeira respondida antes da realização do teste cego e a segunda após a experimentação dos sucos. Os resultados obtidos demonstraram a influência da marca dos produtos sobre a percepção dos consumidores quanto a sua qualidade e sobre as suas preferências de compra. 


Texto completo:

PDF

Referências


AAKER, D. A. Managing Brand Equity: Capitalizing on The Value of a Brand Name. The Free Press, 1991.

AAKER, D. A. Construindo marcas fortes. Porto Alegre: Bookman, 2010. 324p. Associação Brasileira Das Indústrias De Refrigerantes E De Bebidas Não Alcoólicas (ABIR), 2008. Disponível em www.abir.org.br (acessado em 23/10/08)

ASSAEL, Henry. Consumer Behavior and Marketing Action. Boston, PWS Kent Publishing Company, 1992.

BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 23, p. 101-150, mar. 2006 (disponível em www.bndes.gov.br/conhecimento/bnset/set2304.pdf acessado em 21/10/2008).

BUCHANAN-OLIVER, M.; BRODIE, R. J.; HUANG, D. Refining the dimensions of the brand in the service economy. Birmingham Business School, 2008. Paper presented at Thought Leaders International Conference on Brand Management.

CASOTTI, L. O que é a pesquisa do consumidor? Reflexões geradas a partir de um problema prático. ENANPAD, 1999.

CHANG, T. Z.; WILDT, A. R. Price, product information and purchase intention: an Empirical Study. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 22, n. 1, p. 16-27, 1994.

CLARK, C. Robert; DORASZELSKI, Ulrich; DRAGANSKA, Michaela. The effect of advertising on brand awareness and perceived quality: An empirical investigation using panel data. QME, v. 7, n. 2, p. 207-236, 2009.

CURASI, C. F.; KENNEDY, K. N. From prisoners to apostles: a typology of repeat buyers and loyal customers in service business. Journal of Services Marketing, v. 16, n. 4, p. 322-41, 2002.

DANCEY, C. P. e REIDY J.. Estatística sem matemática para psicologia – usando SPSS para Windows; tradução Lori Viali - 3ª edição – Porto Alegre: Artmed, 2006.

ENGEL, J. F.; BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W. Comportamento do consumidor. Rio de Janeiro: LTc Editora, 2000.

ESPARTEL, L.B. O uso da opinião do consumidor como indicador de competitividade: o caso do mercado de fermentos. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional. 7 (2):213-231 - Mai/Ago 2009

FARQUHAR, Peter H. Brands That Last Will Add Value at Customer Interface as a Visible Part of The Overall Customer Solution. Marketing Management, v.3, n.2,p. 9 - 15, 1994.

HOLBROOK, M. B. What is Consumer Research? Journal of Consumer Research, vol. 14, p. 128-132, June, 1987.

HOYER, Wayne D. & BROWN, Steven P. Effects of Brand Awareness on Choice for a Common, Repeat-Purchase Product. Journal of Consumer Research, v.17,p. 141 - 148, sept., 1990.

JEVONS, C. Towards an integrated definition of brand. Birmingham Business School: Paper presented at Thought Leaders International Conference on Brand Management, 2007.

KAPFERER, J.N. As marcas, capital da empresa: criar e desenvolver marcas fortes. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. 460p.

KELLER, Kevin, Lane. Conceptualizing, Measuring and Managing Customer-Based Brand Equity. Journal of Marketing, v. 57, n.1,p. 1 - 22, jan., 1993.

KELLER, K. L. Strategic brand management – Building, measuring, and managing brand equity. 3 ed., New Jersey: Prentice Hall, 2008.

MACDONALD, Emma K.; SHARP, Byron M. Brand Awareness Effects on Consumer Decision Making for a Common, Repeat Purchase Product:: A Replication. Journal of Business Research, v. 48, n. 1, p. 5-15, 2000.

MACDONALD, E.; SHARP, B. Management perceptions of the importance of brand awreness as an indications of advertisng effectiveness. Marketing Bulletin, 14, Article 2, 2003. Disponível em: http://marketing-bulletin.massey.ac.nz/V14/MB_V14_A2_Macdonald.pdf

MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

MOWEN, J. C.; MINOR, M. Comportamento do consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

MUNGER, J. L.; GREWAL, D. The effects of alternative price promotional methods on consumers’ product evaluations and purchase intentions. Journal of Product and Brand Management, 10(3), pp. 185-198, 2001.

NEDUNGADI, Prakash. Recall and consumer consideration sets: Influencing choice without altering brand evaluations. Journal of consumer research, v. 17, n. 3, p. 263, 1990.

PETRICK, J. F. Development of a Multi-Dimensional Scale for Measuring the Perceived Value of a Service. Journal of Leisure Research, 34(2), pp. 119-134, 2002.

RIES, A. e TROUT, J. Marketing de Guerra. São Paulo : Mc Graw-Hill, 1986.

SHETH, J. N. Acrimony in the Ivory Tower: A Retrospective on Consumer Research. Journal of Academy of Marketing Science V.20, N.4 pp.345-353, 1992.

SHETH, Jagdish N.; MITTAL, Banwari; NEWMAN, Bruce I. Comportamento do Cliente: indo além do Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001

SILVA, P. T.; FIALHO, E.; LOPES, M. L. M. et al. Sucos de laranja industrializados e preparados sólidos para refrescos: estabilidade química e físico-química. Ciência. Tecnologia e Alimentos., July/Sept. 2005, vol.25, no.3, p.597-602. ISSN 0101-2061.

SIRGY, M. J. Self-Image/Product-Image Congruity and Consumer Decision-Making. International Journal of Management, 2(4), pp. 49-63, 1985.

SOUKI, G. Q., CHRISTINO, J. M. M., GONÇALVES FILHO, C. Comportamento do consumidor de refrigerantes: um estudo empírico sobre os produtos substitutos das marcas tradicionais In: XXXX Cladea - Consejo Latinoamericano de Escuelas de Administración, 2005, Santiago.

STERN, B. What does brand mean? Historical-analysis method construct de!nition. Journal Academy of Marketing Science, v.43(2), pp.216-23, 2006.

STERNTHAL, B.; TYBOUT. Posicionamento de marca. In: IACOBUCCI, Dawn (Org.). Os desafios do marketing: aprendendo com os mestres da Kellogg Graduate School of Management. São Paulo: Futura, 2001.

STOKES, R. C. The Effects of Price, Package Design, and Brand Familiarity on Perceived

Quality. In J Jacoby& J Olson (eds.). Perceived Quality. Lexington: Lexington Books, 1985.

THOMPSON, C. J. Beyond brand image: analyzing the culture of brands. Advances in Consumer Research, v. 31, pp. 98-99, 2004.

TROIANO, J. As marcas no Divã: uma análise de consumidores e criação de valor. São Paulo: ed Globo, 2009.

TSAI, S. Utility, cultural symbolism and emotion: a comprehensive model of brand purchase value. International Journal of Research in Marketing, v. 22, pp. 277-291, 2005.

WOODRUFF, R. Customer Value: The Next Source for Competitive Advantage. Journal of the Academy of Marketing Science, v. 25 (2), pp. 139-153, 1997.

WOODSIDE, Arch G.; WILSON, Elizabeth J. Effects of consumer awareness of brand advertising on preference. Journal of Advertising Research, v. 25, n. 4, p. 41-48, 1985.

ZEITHAML, Valarie A. Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. The Journal of Marketing, p. 2-22, 1988.




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.