Auditoria baseada em risco de penalidades tributárias em ambiente de sistemas de informação

Mariano Yoshitake, João Arlindo do Prado Gusmão, Marinette Santana Fraga

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar o grau de relevância dos controles para o risco de penalidades tributárias em procedimentos de auditorias fiscais. Aplicou-se a metodologia de pesquisa empírica, com uso do método conhecido como levantamento de dados transversal. A população da pesquisa foram os analistas de sistemas responsáveis pela implantação de sistemas e informação vinculados a empresas cadastradas como fornecedoras de programas aplicativos de automação na Secretaria da Fazenda de Goiás. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário, a serem  respondidas por escrito.  Os resultados indicam que os controles de riscos de penalidades tributárias em procedimentos de auditorias fiscais sobre os riscos obtiveram o maior grau de relevância. Este resultado provavelmente ocorreu devido ao fato de o fisco estar utilizando em suas ações fiscais técnicas de informática pericial, tais como a utilização de programas forenses para captura e análise de banco de dados

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR/ISO/IEC 27002: Tecnologia da informação - Técnicas de segurança – Código de prática para a gestão da segurança da informação. Rio de Janeiro, 2007.

ATTIE, Willian. Auditoria conceitos e aplicações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

CAMPOS, André. Sistema de segurança da informação: Controlando os Riscos. 2. ed. Florianópolis: Visual Books, 2007.

CASSARRO, A. Carlos. Sistemas de informações para tomadas de decisões. 4. ed. CENGAGE Learnig, 2010.

CASTRO, Róbison Gonçalves de. LIMA, Diana Vaz de. Auditoria para concursos com aplicação nas áreas governamental e empresarial. 1. ed. Brasília: Vestcon, 1999.

CERVO, A.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CORNACHIONE Jr., B. E.. Informática aplicada às áreas de contabilidade, administração e economia. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

ELEUTÉRIO, Pedro Monteiro da silva. MACHADO, Marcio Pereira. Desvendando a computação forense. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2011.

FREITAS, Eduardo Antônio Mello. Gestão de riscos aplicada a sistemas de informação: segurança estratégica da informação. Disponível em: acesso em 13 de mar. de 2013.

GONÇALVES, Rosana C. M. Grillo. RICCIO, Edson Luiz. Sistemas de informação: ênfase em controladoria e contabilidade. São Paulo: Atlas, 2009.

GUIMARÃES, Marcos Freire. Manual de auditoria. Brasília: VESTCON, 2002.

IMONIANA, Joshua Onome. Auditoria de sistemas de informação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LAUREANO, Marcos Aurelio Pchek. MORAES, Paulo Eduardo Sobreira. Segurança como estratégia de gestão da informação. Revista Economia & Tecnologia, Curitiba,v. 8, n.3, p. 38-44, 2005.

MENDONÇA, Alzino Furtado de. ROCHA, Cláudia Regina Ribeiro. NUNES, Heliane Prudente. Trabalhos acadêmicos: planejamento, execução e avaliação. Goiânia: Faculdade Alves Faria, 2008.

MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

REZENDE, Denis Alcides. Planejamento de sistemas de informação e informática. São Paulo: Atlas, 2003.

IFAC. International Federation of Accountants. Handbook of international auditing, assurance and ethic pronouncements. New York: IFAC, 2012.

YOSHITAKE, Mariano. Auditoria Contábil: metodologia de processo de auditoria. Curitiba: Juruá Editora, 2013.




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.