Transformação Digital no Setor de Óleo e Gás: Implementação de um Inventário

Gabriela Menezes Silva, Ely Severiano Junior, Josir Simeone Gomes, Cleyton Fialho Siqueira

Resumo


O gerenciamento dos materiais utilizados na etapa de perfuração de um poço de petróleo é crucial para a redução dos custos que envolve essa fase. Todavia, para o alcance deste, são necessários a integração e a padronização dos dados. Assim, a I2WM vem atuando no setor de óleo e gás, buscando solucionar a gestão de estoque ao fornecer uma visão a longo prazo e redução na quantidade dos materiais adquiridos pela empresa através da realocação dos equipamentos do estoque ou reutilização dos materiais comprados para um projeto anterior. Logo, o intuito deste trabalho foi apresentar o desenvolvimento de uma ferramenta web, que tem como objetivo integrar os engenheiros e gerar automaticamente uma lista otimizada dos materiais que serão necessários para o poço. Nessa perspectiva, o software foi desenvolvido utilizando as metodologias ágeis, ou seja, em cada etapa, ocorreu a validação do cliente (uma grande empresa do setor de energia). Os resultados deste projeto apresentam os seguintes benefícios: diminuição do estoque da empresa, menor capital imobilizado, redução do custo com o armazenamento e a manutenção dos equipamentos estocados. Desse modo, o software proposto pode ser indicado para auxiliar no projeto dos poços de petróleo e contribuir para a redução de custos inerente à etapa de perfuração. Além disso, o trabalho em questão busca avaliar o impacto da qualidade de software na satisfação do cliente.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS. Anuário estatístico brasileiro do petróleo e do gás natural. Rio de Janeiro: ANP, 2008.

ALVES, F. B.; GOMES, J. S. O universo da indústria petrolífera: da pesquisa à refinação. 2. ed. Lisboa: Calouste, 2011.

ANJOS, J. L. R. Análise de vibrações torcionais em perfuração de poços de petróleo. 2013. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

ARARUNA JÚNIOR, J.; BURLINI, P. Gerenciamento de resíduos na indústria de petróleo e gás: os desafios da exploração marítima no Brasil. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2013.

BESSANT, J; PAVITT, K.; TIDD, J. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BLANK, S. The Four Steps to the Epiphany: Successful Strategies for Products That Win. 2nd ed. New York: K & S Ranch, 2013a.

BLANK, S. Why the lean start-up changes everything. Harvard Business Review, Boston, 2013b.

BOWONDER, B. et al. Innovation Strategies for Creating Competitive Advantage. Research Technology Management, Arlington, v. 53, n. 3, p. 19-32, may/june 2010.

BUCKWALTER, J.; IQBAL, G. M.; SATTER, A. Practical enhanced reservoir engineering. Tulsa: PennWell Books, 2007.

CARVALHO, M. M. Inovação: estratégias e comunidades de conhecimento. São Paulo: Atlas, 2009.

CHEN, J. Selection and serial entrepreneurs. Journal of Economics & Management Strategy, v. 22, n. 2, p. 281-311, 2013.

COSENDEY, T. F. Análise da técnica de perfuração underbalanced e suas vantagens em relação à perfuração convencional. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Petróleo) – Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GILBERT, J. T. Choosing an innovation strategy: Theory and practice. Business Horizons, v. 37, n. 6, p. 16-22, nov./dec.1994.

KHODJA, M. et al. Drilling Fluid Technology: Performances and Environmental Considerations. In: FUERSTNER, I. Product and Services: From R&D to Final Solutions. [S.l.]: IntechOpen, 2010. p. 227-256.

MITCHELL, R. F.; MISKA, Z. S. Fundamentals of drilling engineering. Richardson: Society of Petroleum Engineers, 2011.

MONTEIRO, H. L. S. Análise de desempenho de diferentes leis de controle de vibrações torcionais em colunas de perfuração de poços de petróleo. 2012. Dissertação (Mestrado em Dinâmica das Máquinas e Sistemas) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2012.

OSTEWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em Modelo de Negócios. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

PAZ, L. J. L. Perfuração com uso de revestimento (Casing While Drilling – CWD). 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Petróleo) – Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2013.

RIES, E. A startup enxuta: como os empreendedores atuais utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas. São Paulo: Lua de Papel, 2012.

SANTOS, M. D. M. et al. Prospecção de tecnologias de futuro: métodos, técnicas e abordagens. Parcerias Estratégicas, n. 19, p. 189-229. dez. 2004.

SILVA, N. S. Avaliação numérico-experimental de modelos analíticos para previsão de fadiga multi-axial de tubos de perfuração de poços de petróleo. 2008. Dissertação (Mestrado em Engenharia Oceânica) – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

STARTUPS: um jeito inovador de empreender, mas com muitas dificuldades no caminho. Canaltech, São Bernardo do Campo, 2014. Disponível em: http://corporate.canaltech.com. br/noticia/startups/Startups-umjeito-inovador-de-empreendermas-com-muitas-dificuldades-no-caminho/. Acesso em: 21 dez. 2020.

THOMAS, J. E. (org.). Fundamentos de Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Interciência, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.