Gerenciamento da qualidade: implementação de melhorias em uma distribuidora de aço

Lívia Camponez do Brasil Cardinali, Vanderléia de Souza da Silva, Johan Hendrik Poker Junior

Resumo


O ramo siderúrgico, em meio à pandemia, teve um crescimento significativo em produção e vendas, e, assim, as empresas devem estar preparadas para fornecer qualidade no produto, na entrega, entre outros. Tendo em vista a entrega de materiais não conformes da distribuidora de aços estudada, o objetivo do estudo foi implementar melhorias no processo de armazenagem e entrega de produtos nesta empresa, e, consequentemente aumentar a satisfação dos clientes. Neste estudo de caso foi utilizada a pesquisa bibliográfica e documental, e a metodologia do Ciclo PDCA com ferramentas da qualidade. Como resultado, obteve-se uma redução de custo de 77% em relação aos meses anteriores ao projeto. Para acompanhamento foi proposto o uso de auditorias mensais devido à alteração nos procedimentos, para certificação do cumprimento da mesma e treinamentos da instrução de trabalho dentro da matriz de habilidade para os funcionários envolvidos.

Texto completo:

PDF

Referências


Ceglio, W. 2012. Método para avaliação do grau de alinhamento entre as ferramentas da manufatura enxuta e os indicadores de desempenho da empresa. Dissertação de Pós-graduação em Engenharia de Produção. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP.

Drumond, G.S.; Costa, R.A.; Guarino Neto, L.; Alves, F. D.; Silva, M.V. D. 2020. Análise da capacidade operacional de um processo logístico ferroviário através do estudo de tempos e movimentos. TECNO-LÓGICA, v. 24, n. esp, p. 355-367. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2021.

Dias, M.V. Nunes, D. M. 2014. Estudo de tempos e movimentos para determinação da capacidade produtiva do processo de carregamento do terminal de transbordo de fertilizantes. Revista Eletrônica da Reunião Anual de Ciência – e_RAC do Centro Universitário do Triângulo (Unitri), v. 4, n. 1. Disponível em: . Acesso em: 13 jul. 2021.

Gil, A.C.; 2017. Como elaborar projetos de pesquisa. 6ed. Rio de Janeiro: Atlas.

Henriques, A.; Medeiros, J.B. 2017. Metodologia científica da pesquisa jurídica. 9ed. São Paulo: Atlas.

Instituto Aço Brasil (IABr). 2021. Estatística Mensal. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2021.

Kotler, P.; Keller, K. 2013. Administração de marketing. 14ed. São Paulo: Pearson Education.

Kotler, P.; Kotler M. 2013. Marketing de crescimento: 8 estratégias para conquistar mercados. 1ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

Lobo, R. 2010. Gestão da qualidade. 1ed. São Paulo: Érica.

Lobo, R.; Limeira, E.; Marques, R. 2015. Controle da qualidade: princípios, inspeção e ferramentas de apoio na produção de vestuário. 1ed. São Paulo: Érica.

Lozada, G. 2016. Administração da produção e operações. 1ed. SAGAH: Porto Alegre, RS, Brasil.

Lozada, G; Nunes, K. 2018. Metodologia científica. 1ed. Grupo A: Porto Alegre, RS, Brasil.

Mota, L. A.; Aguirre, A. de B.; Casagranda, Y. G. 2021. O planejamento de compras públicas com aplicação de ferramentas de gestão e qualidade. Revista de tecnologia aplicada (RTA), v.10, n.2, mai-ago, p. 65-84. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2021.

Nascimento, L. P. D. 2016. Elaboração de projetos de pesquisa: Monografia, dissertação, tese e estudo de caso, com base em metodologia científica. 1ed. São Paulo: Cengage Learning.

Pinto, C. R. O.; Barros, H. F.; Silva, A.M.; Zampini, E. F. 2018. Alocação de insumos na área de armazenagem com regras de sequenciamento: estudo de caso em uma fornecedora de bobinas de aço. Exacta, v.16, p. 67-81. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2021.

Project Management Institute (PMI). 2017. Guia PMBOK: Um guia para o conjunto de conhecimentos e gerenciamento de projetos. 6ed. Newton Square: PMI.

Slack, N.; Brandon-Jones, A.; Johnston, R. 2020. Administração da produção. 8ed. São Paulo: Atlas.

Souza Junior, S.R.C.; Barros Filho, L. C. 2019. Aplicação do kaizen para redução do número de reclamação de clientes em uma indústria de aço cortado e dobrado. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada, v.4, n. 1. Disponível em: . Acesso em: 07 ago. 2021.

Suski, C. A.; Baher, E. A. Redução de custos insertos no processo de usinagem por meio da metodologia PDCA. Revista de tecnologia aplicada (RTA), v.9, n.3, set-dez, p. 33-44. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2021.

Ussuna, G. 2020. Ferramentas lean na eficiência do processo de manejo de ordenha em propriedades rurais familiares. Dissertação de Pós-graduação em Agronegócio e Desenvolvimento. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Tupã, SP. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2021.

Werkema, C. 2021. Ferramentas Estatísticas Básicas do Lean Seis Sigma Integradas ao PDCA e DMAIC. – 1. ed. Rio de Janeiro: GEN.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.