Análise financeira de investimentos para se obter indicadores de qualidade de conjuntos elétricos de distintas características

RILLER MARINHO RAMOS, Henrique Oliveira Henriques, Marcio Zamboti Fortes

Resumo


Na maioria dos países ao redor do mundo, a agência reguladora fiscaliza a qualidade de fornecimento de energia das empresas distribuidoras. No Brasil, esta função é exercida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Para se manter dentro dos limites de qualidade e atender aos clientes da melhor forma possível, evitando reclamações sobre os serviços prestados, perdas de consumo de energia por motivos de falta de energia, etc., a distribuidora adota uma série de medidas de manutenção preditiva e preventiva buscando reduzir falhas e melhorar seu sistema elétrico. São realizados estudos periódicos em grupo de alimentadores, designados pela ANEEL como conjuntos elétricos. Esses estudos visam verificar quais interrupções ocorreram e por quais causas, quais circuitos já foram vistoriados, quanto tempo se passou desde a última manutenção realizada e qual ação deve ser tomada para evitar novas falhas. Todas as medidas tomadas visam um objetivo em comum, que é fornecer energia de qualidade ao cliente. Visto isso, a ANEEL estipula metas para os indicadores de qualidade DEC E FEC para um período de “corte” de um ano (outubro a setembro, por exemplo), respeitando também o período de revisão tarifária que ocorre de cinco em cinco anos. Para a concessionária de energia alcançar tais metas, ela deve realizar muitas vezes, altos investimentos na rede que podem ou não ter retorno financeiro. Este trabalho apresenta análise comparativa de cinco conjuntos elétricos, situados em áreas de diferentes características, tanto em relação a seus indicadores quanto aos investimentos realizados, objetivando buscar um valor de DEC e FEC limites para que a distribuidora tenha um retorno do investimento no âmbito da manutenção. O estudo conclui que os índices exigidos como meta pela ANEEL, não estão longe do limite econômico da empresa, em função das estratégias de manutenção empregadas.


Texto completo:

PDF

Referências


AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL, Procedimento de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST, Módulo 8 – Qualidade da Energia Elétrica rv.12, 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. “NBR-5462: confiabilidade e mantenabilidade”. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ALMEIDA, M. T. Manutenção Preditiva: Confiabilidade e Qualidade. Revista Industria em Foco, 2007.

BARBOSA, A.; SHAYANI, R.; OLIVEIRA, M. A Multi-Criteria Decision Analisys Method for Regulatory Evaluation of Electricity Distribution Service Quality, Utilities Policy, 2018. doi: 10.1016/j.jup.2018.06.002.

FILHO, J. M. Instalações Elétricas Industriais. 8ª ed. SP: LTC, 2012, 667p..

MEGLIORINI, Evandir. Custos: análise e gestão. 3ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

PADOVEZE, Clóvis Luis. Controladoria Básica. 1 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 2002. 703 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.