Natura: criando valor sustentável com base no modelo de Hart e Milstein

Luiz Alexandre Valadão de Souza, Iluska Lobo Braga, André Luís Faria Duarte, Leonardo Ferreira Bezerra

Resumo


A percepção da necessidade de aliar a sustentabilidade aos negócios vem deixando de ser encarada como custo, sendo vista, cada vez mais, como uma oportunidade. O objetivo principal é analisar os temas e as demandas relacionadas à sustentabilidade no que tange a criação de valor para o negócio. Para tanto, foi utilizado o relatório de sustentabilidade da Natura, uma empresa brasileira conhecida pela gestão voltada para práticas de sustentabilidade. Foi realizada coleta de dados nos relatórios anuais de 2015 e 2019 da empresa, onde foram levantadas as estratégias organizacionais e analisadas à luz do modelo de Hart e Milstein (2004). O Modelo do Valor Sustentável proporcionou uma eficaz ferramenta para o diagnóstico e análise do Caso Natura, e embora não tenha sido utilizada na formulação de estratégias, demonstrou o seu potencial para identificar o valor sustentável a partir de ferramenta clara e objetiva.

Texto completo:

PDF

Referências


ABIHPEC. Panorama do Setor 2015. Disponível em: https://abihpec.org.br/publicacao/panorama-do-setor-2015/. Acesso em: 23 abr. 2020.

AGWU, U. J.; BESSANT, J. Sustainable Business Models: A Systematic Review of Approaches and Challenges in Manufacturing. Revista de Administração Contemporânea, v. 25, n. 3, 2021. DOI: 10.1590/1982-7849rac2021200202.en. Disponível em: https://rac.anpad.org.br/index.php/rac/article/view/1454/1591. Acesso em: 2 mar. 2021.

B3. Índice Brasil 100 (IBrX 100). Disponível em: http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-amplos/indice-brasil-100-ibrx-100.htm. Acesso em: 30 jun. 2020.

BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento - Evitando confusões. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 7. ed. Petropólis: Vozes, 2008.

BENTO, K. D. Sustentabilidade em shoppings centers: a fusão entre uma ferramenta de marketing verde e uma estratégia de vantagem competitiva. Revista Produção Online, v. 20, n. 3, p. 993-1016, 2020. DOI: 10.14488/1676-1901.v20i3.4049. Disponível em: https://www.producaoonline.org.br/rpo/article/view/4049. Acesso em: 2 mar. 2021.

BESANKO, D.; DRANOVE, D.; SHANLEY, M.; SCHAEFER, S. A economia da estratégia. 5ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BOECHAT, C.; BARROS, L. V. O Gestor Financeiro no Panorama da Sustentabilidade. In: ROSSETTI, J. P. et al. Finanças Corporativas: teoria e prática empresarial no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

BUSINESS AND SUSTAINABLE DEVELOPMENT COMMISSION. Relatório Better Business, Better World. Londres: 2017. Disponível em: http://report.businesscommission.org/uploads/BetterBiz-BetterWorld.pdf. Acesso em: 8 ago. de 2018.

DANSO, A.; ADOMAKO, S.; LARTEY, T.; AMANKWAH-AMOAH, J.; OWUSU-YIRENKYI, D. Stakeholder integration, environmental sustainability orientation and financial performance. Journal of business research, [s.l.], v. 119, p. 652-662, 2020. DOI: 10.1016/j.jbusres.2019.02.038. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0148296319301286. Acesso em: 2 mar. 2021.

DEGENHART, L.; ROSA, F. S. da; HEIN, N.; VOGT, M. Ranking de Evidenciação dos Impactos Ambientais das Empresas Brasileiras Listadas no IBrX-100 da BM&FBOVESPA – Uma análise usando o método multicritério TOPSIS. Blucher Marine Engineering Proceedings, v. 2, n. 1, p. 76-87, 2016. DOI: 10.5151/marine-spolm2015-139769. Disponível em: https://www.proceedings.blucher.com.br/article-details/ranking-de-evidenciao-dos-impactos-ambientais-das-empresas-brasileiras-listadas-no-ibrx-100-da-bmfbovespa-uma-anlise-usando-o-mtodo-multicritrio-topsis-22683. Acesso em: 23 jun. 2020.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DYLLICK, T.; HOCKERTS, K. Beyond the business case for corporate sustainability. Business strategy and the environment, [s.l.], v. 11, n. 2, p. 130-141, 2002. DOI: 10.1002/bse.323. Disponível em https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/bse.323. Acesso em 14 jul. 2020.

G1. Natura conclui compra da Avon e cria 4ª maior empresa de beleza do mundo. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/01/03/natura-conclui-compra-da-avon-e-cria-4a-maior-empresa-de-beleza-do-mundo.ghtml. Acesso em: 13 jun. 2020.

GLOBAL GOALS. The 17 Goals. Disponível em: http://www.globalgoals.org/. Acesso em: 20 jan. 2020.

HART, S. L. Beyond greening: strategies for a sustainable world. Harvard Business Review, [s.l.], v. 75, n. 1, p. 66-77, 1997. Disponível em: https://hbr.org/1997/01/beyond-greening-strategies-for-a-sustainable-world. Acesso em: 18 jun. 2020.

HART, S. L.; MILSTEIN, M. B. Criando valor sustentável. RAE executivo, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 65-79, 2004. Disponível em: https://rae.fgv.br/gv-executivo/vol3-num2-2004/criando-valor-sustentavel. Acesso em: 18 jun. 2020.

HEPPER, E. L.; SOUZA, O. T. de; PETRINI, M. de C.; SILVA, C. E. L. e. Proposição de um modelo de maturidade para sustentabilidade corporativa. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá, v. 39, n. 1, p. 43-53, 2017. DOI: 10.4025/actascihumansoc.v39i1.33127. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciHumanSocSci/article/view/33127. Acesso em: 26 fev. 2021.

HOMERO JÚNIOR, P. F.; CARRIERI, A. de P. Desenvolvimento sustentável e trabalho precário no relato integrado da Natura: pensando um contrarrelato. Revista Organizações & Sociedade, Salvador, v. 27, n. 93, p. 199-215, 2020. DOI: 10.1590/1984-9270932. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/osoc/v27n93/1984-9230-osoc-27-93-199.pdf. Acesso em: 02 mar. 2021.

KUZMA, E. L.; NOVAK, M. A. L.; DOLIVEIRA, S. L. D.; GONZAGA, C. A. M. A Inserção da Sustentabilidade na Formação de Administradores. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 146, 2016. DOI: 10.5585/geas.v5i2.430. Disponível em: http://www.revistageas.org.br/ojs/index.php/geas/article/view/430. Acesso em: 11 jun. 2020.

LIMA, A. D. C. C. de; SALTARELLI, E. P. N.; SILVA, S. S. da. A colonização da sustentabilidade: análise do discurso de peças publicitárias da natura cosméticos. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 14, n. 1, p. 18-37, 2020. DOI: 10.24857/rgsa.v14i1.2139. Disponível em: https://rgsa.emnuvens.com.br/rgsa/article/view/2139. Acesso em: 14 fev. 2020.

MALVESTITI, R.; ESTEVES, D. B. L.; DANDOLINI, G. A. A capacidade absortiva como feedback na sustentabilidade das organizações. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 22, n. 1, eRAMR210073, 2021. DOI: 10.1590/1678-6971/eramr210073. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1678-69712021000100202&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 26 fev. 2021.

MORIOKA, S. N.; CARVALHO, M. M. de. Discutindo sustentabilidade no contexto de negócios e em relatórios de desempenho: análise de estudos de caso brasileiros. Gestão & Produção, São Carlos, v. 24, n. 3, p. 514-525, 2017. DOI: 10.1590/0104-530x2665-16. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2017000300514&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 fev. 2021.

NATURA. Relatório Anual 2015. 2015. Disponível em: http://www.natura.com.br/relatorio-anual/2015/relatorio-anual-2015. Acesso em: 11 jan. 2017.

NATURA. Relatório Anual 2019. 2019. Disponível em: https://static.rede.natura.net/html/home/2020/br_07/relatorio-anual/relatorio_anual_natura_2019.pdf. Acesso em: 2 jul. 2020.

ORJI, I. J. Examining barriers to organizational change for sustainability and drivers of sustainable performance in the metal manufacturing industry. Resources, Conservation and Recycling, [s.l.], v. 140, p. 102-114, 2019. DOI: 10.1016/j.resconrec.2018.08.005. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0921344918302970. Acesso em: 2 mar. 2021.

REINA, D.; ENSSLIN, S. R.; BORBA, J. A. Evidenciação voluntária do capital intelectual nos relatórios da administração em empresas do novo mercado no ano de 2006. ConTexto, Porto Alegre, v. 9, n. 15, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/view/11328. Acesso em: 11 jun. 2020.

REIS, L. dos; RIGO, V. P.; FARINON, K. Disclosure nos relatórios de sustentabilidade de empresas do novo mercado da Bovespa em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável publicados pela ONU. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 12, n. 1, p. 88-108, 2020. DOI: 10.21680/2176-9036.2020v12n1ID17379. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/17379. Acesso em: 14 jun. 2020.

REZENDE, Y. Natura Cosméticos: conhecendo pessoas e gerando inovação. In: TERRA, J. C. C. et al. (org.). Gestão do conhecimento e e-learning na prática. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

ROMANO, A. L.; TEIXEIRA, I. T.; ALVES FILHO, A. G.; HELLENO, A. L. Estudo das estratégias sob a perspectiva da sustentabilidade corporativa. Exacta, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 365-376, 2015. DOI: 10.5585/exactaep.v13n3.5357. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/exacta/article/view/5357. Acesso em: 2 mar. 2021.

SALGADO, E. G.; MELLO, C. H. P.; SILVA, C. E. S. da; OLIVEIRA, E. da S.; ALMEIDA, D. A. de. Análise da aplicação do mapeamento do fluxo de valor na identificação de desperdícios do processo de desenvolvimento de produtos. Gestão e Produção, São Carlos, v. 16, n. 3, p. 344-356, 2009. DOI: 10.1590/S0104-530X2009000300003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2009000300003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 8 jul. 2020.

SAN MARTIN, A. S.; LUNARDI, G. L.; DOLCI, D. B. Motivos que influenciam as organizações na adoção de práticas sustentáveis na área de Tecnologia da Informação. Revista de Tecnologia Aplicada, Campo Limpo Paulista, v. 9, n. 3, p. 3-19, 2021. DOI: 10.48005/2237-3713rta2020v9n3p319. Disponível em: http://www.cc.faccamp.br/ojs-2.4.8-2/index.php/RTA/article/viewFile/1550/732. Acesso em: 25 fev. 2021.

SERRA, R. G. Determinação do Valor Residual da Natura S.A. Revista Ciências Administrativas, Fortaleza, v. 24, n. 1, p. 1-15, 2018. DOI: 10.5020/2318-0722.2018.6477. Disponível em: https://periodicos.unifor.br/rca/article/view/6477. Acesso em: 25 fev. 2021.

SILVA, D. O. da; VIARO, T. A.; VACCARO, G. L. R.; ANTUNES JÚNIOR, J. A. V. Inovação Verde: Discussão teórica à luz de conceitos clássicos e emergentes. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30., 2010. Anais [...]. São Carlos, SP, outubro de 2010. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STO_120_780_16037.pdf. Acesso em: 12 jun. 2020.

SILVA, J. B. da; BRAGA, I. L.; MELO, J. E. de; BRITO, S. de O. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável em Suporte à Elaboração do Plano Governamental. Revista Farociência, Porto Velho, v. 3, n. 1, p. 38-52, 2016. DOI: 10.36703/farociencia.v3i1.95 Disponível em: https://revistas.faro.edu.br/FAROCIENCIA/article/view/95. Acesso em: 27 mar. 2020.

SOUZA, M. A.; SOUZA, L. A. V. de. A Responsabilidade Social Corporativa no Brasil e na Argentina: um estudo a partir da Teoria das Representações Sociais. Revista Capital Científico, Guarapuava, v. 10, n. 2, p. 110-126, 2012. Disponível em: https://revistas.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/1095/1849. Acesso em: 23 abr. 2020.

SUSTAINABILITY; INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION; INSTITUTO ETHOS. Developing Value: the business case for sustainability in emerging markets. London, 2002. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/21784.

TAVARES, M. F. de F.; FISCHER, T. B.; TONETTE, R. Agregação de valor na Castanha-do-Brasil: o caso da Natura Ekos. Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Central de Cases, 2010.

THORLAKSON, T.; ZEGHER, J. F. de; LAMBIN, E. F. Companies’ contribution to sustainability through global supply chains. Proceedings of the National Academy of Sciences, [s.l.], v. 115, n. 9, p. 2072-2077, 2018. DOI: 10.1073/pnas.1716695115. Disponível em: https://www.pnas.org/content/115/9/2072.short. Acesso em: 25 fev. 2021.

THORPE, J.; PRAKASH-MANI, K. Developing value: The business case for sustainability in emerging markets. Greener Management International, [s.l.], n. 44, p. 17-32, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/greemanainte.44.17. Acesso em: 8 jul. 2020.

ZOUAIN, D. M.; PEREIRA JÚNIOR, A. N.; SOUZA, L. A. V. de; DUARTE, A. L. F. Os (des)avanços nos níveis de indicadores de competitividade de destinos turísticos indutores brasileiros: o caso de São Raimundo Nonato. Gestão & Regionalidade, São Caetano do Sul, v. 35, n. 104, p. 124-143, 2019. DOI: 10.13037/gr.vol35n104.4820. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/4820. Acesso em: 17 mar. 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.