Percepções de um grupo de varejistas do ramo de vestuário no entendimento da tecnologia IoT a partir do RFID

Miriam Christi Midori Oishi Nemoto, Éder Luís Wárzea, Luis Hernan Contreras Pinochet

Resumo


A inovação tecnológica possibilita o aprimoramento do setor varejista, permitindo uma expansão do fluxo de informações entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos. Esta pesquisa possui natureza exploratória com abordagem qualitativa e apoio do software Nvivo para a análise dos dados. Neste contexto, o objetivo deste artigo é identificar as percepções de um grupo de varejista no ramo de vestuário no entendimento da tecnologia IoT a partir da RFID. O perfil dos entrevistados pertencem a um grupo de 21 varejistas selecionados nesta pesquisa por possui um papel intermediário entre o nível de consumo e o nível do atacado ou da produção. Como resultado, obteve-se 7 categorias temáticas (Competitividade, Acompanhamento, Reposição Contínua, Diversidade de Dados, Barreiras Organizacionais, Segurança e Interatividade com o Cliente). Estas categorias identificaram a necessidade de que as empresas varejistas estejam dispostas a inovar e estarem abertas a inovação. Apesar disso, eles conseguirem perceber os benefícios decorrentes da tecnologia e que a maioria dos funcionários e clientes, podem se adaptar a tecnologia, principalmente se seus benefícios forem palpáveis e comprovados. Por fim, a grande maioria dos entrevistados não conhecia a potencialidade da tecnologia Internet das Coisas, mais especificamente pela RFID.

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