O Uso do E-Learning Como Ferramenta de Ensino e Aprendizagem

Diego de Oliveira da Cunha, Francisco Lindoval de Oliveira, Leonardo Ferreira Bezerra, Ely Severiano Júnior, Clayton Pereira Gonçalves

Resumo


O objetivo geral do artigo é debater de maneira conceitual sobre a importância do e-learning como forma de inovação educacional. A justificativa para a escolha do tema gere sobre sua atualidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. A metodologia de pesquisa empreendido segue caráter qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. Dentre os principais achados, foi possível concluir que a inovação é um processo que demanda o aperfeiçoamento contínuo de sistemas, pessoas e formas de gerenciamento. Passou a ser considerada uma necessidade nos diversos contextos organizacionais, bem como no educacional, considerando que a implementação de processos de inovação garante ambientes educacionais propícios à aprendizagem e, especialmente ao protagonismo do aprendiz, promovendo a aprendizagem significativa. Nesse sentido, o e-learning se apresenta como uma modalidade educacional que se torna uma alternativa contemporânea válida e legalmente apoiada para promover educação. Pode ser aplicado à educação superior, corporativa e até mesmo na educação básica. O que determina o êxito do e-learning como ferramenta educacional, todavia, é seu delineamento no sentido de modelo pedagógico, pois isso determinará sua efetividade educacional e inovadora.

Texto completo:

PDF

Referências


BACHIC, L.; et al. Ensino Hibrido: personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

CRUZ, J. A. S.; et al. A utilização do e-learning como ferramenta na educação corporativa. In: 40º Congresso Brasileira de Ciências da Comunicação – Intercom. Curitiba, set. 2017.

DIEHL, A. A. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Pearson, 2006.

FIOREZE, R. Metodologia da pesquisa: como planejar, executar e escrever um trabalho científico. João Pessoa: Ed. UFPB, 2002.

FREITAS, A. S.; FERREIRA, J. B.; GARCIA, R. A.; KURTZ, R. O Efeito da Interatividade e do Suporte Técnico na Intenção de Uso de um Sistema de E-Learning. Revista de Ciências da Administração, v. 19, n. 47, p. 45-56, 2017.

GONÇALVES, C. C. S. A. A educação à distância no Brasil: da correspondência ao e-learning. In: XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. Curitiba, out. 2015.

GOUDOURIS, E.; STRUCHINER, M. Aprendizagem híbrida na educação médica: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Educação Médica, 39 (4): 620 – 629; 2015.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MOREIRA, J. A.; VIEIRA, C. P. Prefácio. In: ______. (coord.). E-learning no ensino superior. Coimbra: CINEP, 2017, p. 9-13.

MOURA, A. P. Práticas de ensino-aprendizagem em ciências do consumo alimentar. In: MOREIRA, J. A.; VIEIRA, C. P. (coord.). E-learning no ensino superior. Coimbra: CINEP, 2017, p. 39-59.

OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PINA, F.; et al. Adoção de m-learning no ensino superior: o ponto de vista dos professores. REAd, Porto Alegre, Ed. 84, n° 2, Maio/Ago. 2016, p. 279-306.

SILVA, S. W.; et al. E-learning e educação corporativa: um estudo de caso sob a ótica do princípio da disponibilidade. In: VI Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade – SINGEP. São Paulo, nov. 2017.

TEJEDOR, F. J.; et al. Avaliação da integração de plataformas e-learning no ensino secundário. Rev. Iberoamericana de Educação, nº 58/4, abr. 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.