O Ambiente de Gestão de Microempresas: uma análise a partir do software IRAMUTEQ

Jucinalva Vieira da Silva, Paulo Augusto Ramalho Souza

Resumo


O ambiente de gestão das empresas familiares está cada vez mais em foco nas pesquisas na área de administração dada sua relevância para economia brasileira. Para tal, a pesquisa teve como objetivo consolidar um arcabouço teórico acerca do fenômeno da empresa familiar no Brasil, a partir de publicações acadêmicas dos últimos 10 anos. Nesta linha, utilizou-se de pesquisa bibliográfica documental, por meio da coleta de teses e dissertações na área de Administração na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Com a utilização do software IRAMUTEq para o processamento dos dados lexicais sobre o fenômeno das Empresas Familiares pode-se agrupar as teses e dissertações em diferentes perspectivas teóricas e conceituais. Dentre os conceitos identificados na pesquisa destaca-se a prevalência de estudos que abordam o Ambiente de Gestão das Empresas Familiares, o Gerenciamento de Conflitos, a Governança Corporativa e a Sucessão Familiar.

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Ana Patrícia Souza. A implicação da família na gestão de empresas familiares.2015.106f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia Clinica)-Curso Pós Graduação da Universidade Católica Pernanbuco-Recife, 2015.

AGUIRRE, Caio Eduardo. Mediação em empresas familiares. 2015.128f. Dissertação ( Mestrado em Direito Civil) -Curso Pós Graduação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-SP, 2015.

BRANDT, Trost Giliane. Sucessão familiar em empresa do agronegócio.2015.83f. Dissertação ( Mesrado Profissional em Administração)-Curso Pós Graduação Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Porto Alegre, 2015.

BARBOSA, C.; PEREZ, G. Implantação do Balanced Scorecard em Empresa Familiar do Setor de Serviços: Um Estudo de Caso. Contabilidade Vista & Revista, v. 27, n. 1, p. 1-24, 2016.

BASTOS, Luis Othon. A mentoria na sucessão familiar e a perenidade das empresas – casos de sucesso.2006.117f. Dissertação ( Mestrado em Administração) -Curso Pós Graduação da Universidade Federal de Pernanbuco- Recife, 2006.

DANDA, G. J. N.; GRZYBOVSKI, D. Understanding Organizational Culture in a Small Family Firm. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 4, n. 2, p. 153-182, 2015.

DONNELLEY, Robert G. A Empresa Familiar. São Paulo: Biblioteca Harvard, 1964, v2.

DUARTE, Dias Francisco. Proposta para avaliação do processo sucessório em empresas familiares.2006.137f. Dissertação ( Mestrado em Administração e Negócios) -Curso Pós Graduação Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -Porto Alegre, 2006.

FONTELLES, M.J. et al. Metodologia da pesquisa científica: diretrizes para a elaboração de um protocolo de pesquisa. Revista Paraense de Medicina, v. 23, n. 3, p. 1-8, 2009.

FILHO, Antônio Carlos de Trindade. Gestão e sucessão de empresas familiares: uma revisão de literatura.2009.145f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) -Curso Pós Graduação da Fundação Getúlio Vargas- Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Centro de Formação Acadêmica e Pesquisa Curso de Mestrado em Administração – Rio de Janeiro, 2009.

FILHO, José Vicente. Sucessão em empresas familiares: estudo de caso no Brasil,2008. ( Tese Doutorado)-Curso pós Graduação Centro Universitário Nove de Julho -UNINOVE, 2008.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. In: Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Mário Conill. Apoio à Decisão em empresas familiares em processo de evolução - Um modelo multicritério em um estudo de caso na indústria de conservas de Pelotas/RS.2001. 419 f. (Tese Doutorado)-Curso Pós Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina/RS- Florianópolis, 2001.

GRZYBOVSKI, D., LIMA, J. B. de. O Conceito de Família e o Dilema Metodológico nos Estudos Sobre Empresas Familiares. In: ENEO, III, Atibaia/SP. Anais eletrônicos, Atibaia/SP: ANPAD, 2004. (ENEO 392).

GRANDE, Jefferson Fernando. Mudanças das práticas de contabilidade gerencial na troca de geração que administra empresas familiares: aplicação da análise de discurso crítica.2008.223 f. Dissertação – ( Mestrado em Ciências Contabéis)-Curso de pós Graduação Em Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Regional de Blumenau, 2008.

JUSTO, A.M.; CAMARGO, B.V. Análises Estudos qualitativos e o uso de softwares para lexicais. Anais do X Seminário Analítico de Temas Interdisciplinares (Siat) e II Seminário de Pesquisa Inovadora na Formação de Professores (Serpro). Caderno de artigos, p.37-54, 2014.

JUNIOR, Armando Lourenzo Moreira. Estratégias de governança na empresa familiar : modelo para redução de conflitos familiares e perpetuação da empresa.2006.181f. (Tese Doutorado) -Curso Pós Graduação em Administração da Universidade de São Paulo- São Pualo, 2006.

KAPPEL, Rodrigo da Silveira. Análise de investimentos para abertura de pontos de venda no setor supermercadista: o caso de uma pequena empresa familiar.2003.132f. Dissertação ( Mestrado em Economia) -Curso Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

LEMOS, Monica Mascarenhas. Características personalistas de gestão dos empresários brasileiros e estratégias em empresas Familiares: estudo comparativo de casos em empresas do setor têxtil.2002.259f. Dissertação ( Mestrado em Administração ) – Cusro Pós Graduação da Universidade Federal Paraná,Curitiba 2002.

LODI, J. Bosco. A Empresa Familiar. 2ª ed. São Paulo: Pioneira.1993, p.6.

NETO, Félix João Rossato. Ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais: o processo sucessório nas bancas do Mercado Público de Porto Alegre.2003.194f. Dissertação (Mestrado em Administração) -Curso de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul- Porto Alegre, 2003.

NISHITSUJI, Denny Amari. O processo da sucessão em organizações familiares na, microrregião de Cornélio Procópio.2009.111f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Curso Pós Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Paraná-Curitiba, 2009.

OLIVEIRA, Andrea. Governança em pequenas empresas familiares: um estudo multicaso.2010. 71f. Dissertação -Curso pós-Graduação Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais, 2010.

OLIVEIRA, R. R.; SAUER, A. B. S. Gestão Compartilhamento de Conhecimento em uma Empresa Familiar: um Estudo à Luz da Investigação Apreciativa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 1, p. 175-199, 2016.

PEREIRA, Marcelo Henrique. Fatores críticos de sucesso em empresas familiares: uma abordagem competitiva.2008.98f. Dissertação (Mestrado em Administração) -Curso Pós Graduação da Universidade Federal Rio Grande Norte-Natal, 2008.

PUGA, José Luiz Gobbi Lanuza. Família empresária e empresa familiar: a inter-relação dos contextos no processo de emergência das estratégias.2006.105 f. (Mestrado em Psicologia) Curso Pós Graduação da Pontifíca Universidade Católica do Rio Grande do Sul-Porto Alegre, 2006 .

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Ed: São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

RIBEIRO, Helena Clarko. A hotelaria na cidade de porto alegre: gestão de redes e gestão familiar.2005.197f. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Curso Pós-Graduação em Turismo da Universidade Caxias do Sul- Caxias do Sul, 2005.

RUSSO, Denise Ries. Problemas das Micro e Pequenas Empresas Um Estudo junto aos Clientes do Balcão SEBRAE–Sede/Porto Alegre.2002.116f. Dissertação (Mestrado em Administração) -Curso Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul-Porto Alegre, 2002.

SANTOS, Marco Aurélio. A complexidade do processo de sucessão em empresas familiares: um estudo de caso da LIBEL-Linhares Distribuidora de Bebidas em Rosário – Maranhão.2006.108f. Dissertação (Mestrado Gestão Empresarial) -Curso pós-Graduação da Fundação Getúlio Vargas-Rio de Janeiro, 2006.

SALTORATO, Jefferson. Governança corporativa em empresas com cultura familiar do setor cerâmico.2015.67f. Dissertação (Mestrado em Controladoria Empresarial) - Curso de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Pesbriteriana Makenzie-São Paulo, 2015.

SOUZA, Carlos Robson. Cultura da empresa familiar X Gestão empresarial.2004.86f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Curso de Pós-Graduação da Escola rasileira Administração Públicas e Empresas da Fundação Getúlio Vargas-Rio de Janeiro, 2004.

SOOMA, Renata. Estudo da eficácia adaptativa de herdeiros de empresa familiar.2005.96f. Dissertação (Mestrado Psicologia da Saúde) - Curso Pós Gradução da Universidade Metodista de São Paulo- São Bernado do Campo, 2005.

SILVA, Angelo Magalhães. Guararapes confecções s.a da Empresa familiar ao Grupo Econômico.2011.304f. Tese Doutorado (Desenvolvimento Regional, Culturas e Representações) – Curso pós Gradução da Universidade Fede ral Rio Grande do Norte- UFRN, 2011.

SILVA, Andressa Henning. Rituais corporativos como estratégia de legitimação dos valores organizacionais em empresas familiares,2012. (Tese Doutorado) – Curso de pós Gradução da Univeraidade Santa Maria-RS- UFSM, 2012.

TAVARES, Tatiane. Práticas de gestão e valores em empresas familiares.2006.181f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Curso Pós Graduação em Administraçã da Universidade de Lavras- Minas Gerais, 2006.

TONDO, Paulo Cesar. Balanced Scorecard para empresas familiares.2002.106f. Dissertação (Mestrado em Economia) – Curso Pós-Graduação em Economia da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Rio Grande do Sul-Porto Alegre, 2002.

ULLER, Reginaldo. Profissionalização na empresa familiar: o caso do perdigão agroindustrial S/A.2002.99f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Curso Pós Graduação de Engenharia e Produção Centro Tecnológico da Universidade Federal Santa Catarina/RS-Florianópolis, 2002.

WALKER, Priscila Benelli. Empresa familiar e os mecanismos para exercício do controle.2011.151f. Dissertação (Mestrado)- Curso Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista – São Paulo, 2011.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.