CÁLCULO PREDITIVO DE CLASSIFICAÇÃO DAS NOTAS DO ENADE UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Ricardo Tocantins Modugno Nunes

Resumo


Este artigo tem como escopo o desenvolvimento de um modelo classificatório com finalidade preditiva de calcular o Conceito Final do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) por meio de uma Rede Neural Artificial (RNA), que através do seu mecanismo de aprendizado supervisionado forneça com precisão de 99,997% de acerto os Conceitos ENADE para toda e qualquer Instituições de Ensino Superior (IES) que se pretenda avaliar. Desta forma, a situação problema reside nas quantidades de variáveis e considerações necessárias a se fazer quando se deseja calcular o Conceito Final do ENADE. Ancorado em análise quantitativa adotada realizou-se um estudo visando à praticidade destes cálculos, a possibilidade de elaborar simulações e criar cenários relevantes, de forma a fornecer aos gestores e coordenadores das IES – Instituições de Ensino Superior, indicadores que facilitem eliminar falhas preventivamente durante o processo de formação dos alunos. Neste desenvolvimento, foi utilizado a base de dados fornecida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e o softwareMATLABversão 2017a (MathWorks, Inc.) – Neural Networks Toolbox.


Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, A. P.; Ludemir, T. B.; Carvalho, A. C. P. L. F. Redes neurais artificiais: Teoria e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

CRUZ, A. J.; Nossa, V.; Balassiano, M.; Teixeira, A.; Desempenho dos Alunos no ENADE

de 2013: um estudo empírico a partir do conteúdo curricular dos cursos de Ciências

Contábeis no Brasil. Advances in ScientificandAppliedAccounting, Vol. 2, 2013.

ENADE. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Disponível em:http://portal.inep.gov.br/ENADE. Acessoem 10 de Novembro de 2017.

FORD, N.Expert systems and artificial intelligence: an information manager´s guide.London: Library Association Publishing, 2015.

HAYKIN, S. Redes Neurais: princípios e prática. Porto Alegre: Bookman, 2001.

INEP, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do

Conceito do ENADE. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/notas_tecnicas/2010/Nota_Tecnic

a_Conceito_Enade_2010.pdf. Acesso em Fev. 2017

INEP, Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Instrumentos.

MARTINS, M. R.; Alonso, D. F. ENADE E A GESTÃO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO SETOR PRIVADO: IMPLICAÇÕES PARA O CURRÍCULO. Revista Eletrônica Pesquiseduca – p. 184- 200, v.04, n. 07, jan.-jul.2012

SOARES, A. P.; NADAL, A. C. P. Redes Neurais Artificiais: Teoria e Aplicações.Rio de Janeiro:LTC,2000.

ZANETTI, S. Estimação da evapotranspiração de referência no estado do Rio de Janeiro usandoredes neurais artificiais. Disponível em:. Acesso em 10 de Novembro de2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.