Carta do Editor v.6 n.3 set-dez 2017

Manuel Meireles

Resumo


CARTA DO EDITOR

 

Nesta última edição de 2017 trazemos ao leitor importantes contribuições acadêmicas e técnicas. O primeiro artigo de Amaral e Targa apresenta os três pilares do framework Scrum, bem como suas principais cerimônias e práticas. O objetivo foi a construção de um paralelo com as ações realizadas para projeção da artista Anitta no cenário internacional, através de entregas constantes de material e da inspeção e adaptação dos ciclos de trabalho encadeados. Deste modo, a relação estabelecida entre o modelo formal e a prática demonstra a viabilidade do uso do framework Scrum nos mais diferentes segmentos.

O segundo trabalho de Cassol, Ruas, Ramos, Marque e Zanini, aborda as competências gerenciais que devem compor os programas de formação em administração a fim de preparar os futuros profissionais. O método utilizado na pesquisa foi quantitativo, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário aplicado por meio da técnica survey. A amostra dividiu-se em 161 gestores de organizações de 26 cidades de Santa Catarina e em 261 acadêmicos que foram compostos por alunos em fase final de curso e bacharéis de administração de 12 universidades, também, de Santa Catarina. Foram encontradas congruências nos resultados específicos sobre as competências mais valorizadas, todavia observaram-se diferenças importantes entre os dois grupos investigados no que concerne a seus interesses, visões e prioridades acerca do tema. Por isso, uma conclusão que transcende as características específicas da pesquisa coloca em questão a opinião dos gestores quando tratadas como diretriz principal na definição das competências relevantes em processos de formação em IES.

O terceiro artigo de Varella e Quadrelli apresenta um breve resumo sobre o algoritmo de aprendizado não supervisionado K-Means e suas características, no que tange a sua implementação básica e aplicabilidade. O artigo descreve a sua utilização em áreas onde a clusterização é fator primordial. Uma análise da utilização do algoritmo é feita sob a ótica de análise de potência em um ambiente de criptoanálise em criptografia de curva elíptica e criptografia RSA.

Por fim Silveira e Sanches analisam se há diferença significativa quanto às características empreendedoras entre os alunos que estudaram e os que não estudaram a disciplina de empreendedorismo, com o intuito de identificar se os alunos que estudaram a formação empreendedora desenvolveram tais características. Para tanto, foi necessário a criação de um novo questionário que foi validado e testado. Os testes das hipóteses foram feitos por meio de estatísticas não paramétricas que são aplicáveis a variáveis ordinais qualitativas. Espera-se que esses resultados sejam de grande valia para auxiliar as instituições de ensino profissionalizante na análise do conteúdo programático da competência, módulo ou disciplina de empreendedorismo.

Boa Leitura

Manuel Meireles

Editor

meireles@faccamp.br


Apontamentos

  • Não há apontamentos.