Competências gerenciais relevantes para a atuação do administrador: uma análise comparativa entre as percepções de gestores organizacionais e de estudantes no estado de Santa Catarina

Alessandra Cassol, Fernando Maciel Ramos, Daniela de Andrade Marque, Caciano Zanini

Resumo


Este trabalho procurou entender quais são as competências gerenciais que devem compor os programas de formação em administração a fim de preparar os futuros profissionais. O método utilizado na pesquisa foi quantitativo, sendo o instrumento de coleta de dados um questionário aplicado por meio da técnica survey. A amostra dividiu-se em 161 gestores de organizações de 26 cidades de Santa Catarina e em 261 acadêmicos que foram compostos por alunos em fase final de curso e bacharéis de administração de 12 universidades, também, de Santa Catarina. Foram encontradas congruências nos resultados específicos sobre as competências mais valorizadas, todavia observaram-se diferenças importantes entre os dois grupos investigados no que concerne a seus interesses, visões e prioridades acerca do tema. Por isso, uma conclusão que transcende as características específicas da pesquisa coloca em questão a opinião dos gestores quando tratadas como diretriz principal na definição das competências relevantes em processos de formação em IES.

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