Análise na Aplicabilidade de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) em um Centro Varejista (Mall)

Givaldo Santos, Renato Ferreira, Marisa Regina Paixão

Resumo


A importância do planejamento na Comunicação Integrada de Marketing CIM e a sua aplicabilidade no setor de varejo torna-se cada vez mais determinante na estratégia competitiva. No âmbito das MPE’s o investimento em marketing aliado aos múltiplos canais de comunicação conduz a tomada de decisão como um fator cada vez mais decisivo no negócio. Esse artigo apresenta a importância do planejamento da CIM e sua aplicabilidade em um centro comercial de pequeno porte (mall) na cidade de Campinas-SP. Esse tipo de arranjo de varejo caracteriza-se pela sua diversidade dos agentes envolvidos, (empreendedores do mall, lojistas, colaboradores, prestadores de serviços e administração). Através de um estudo de caso a CIM foi aplicada após um ciclo de doze meses contribuindo para a análise dos fatores positivos e negativos no cenário de consumo. O resultado demonstrou também dados satisfatórios com o crescimento contínuo no público-alvo e considerável melhoria no desempenho comercial das operações no Mall. 


Texto completo:

PDF

Referências


COWLES, D.L.; KIECKER, P. Reconceptualizing the promotional mix: the challenge of a changing marketing communications environment. In: AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. CONFERENCE PROCEEDINGS, 1998.

CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativo, Quantitativo e Misto. 3 Ed.. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DE SORDI, J. O. Elaboração de pesquisa científica: seleção, leitura e redação. São

Paulo: Saraiva, 2013.

GEARGEOURA, L.J. As 1001 faces dos serviços de saúde no Brasil: um mapa exploratório do posicionamento mercadológico nos segmentos de hospitais e de operadoras de Saúde. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. ENANPAD, 2007, Salvador, Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2007.

GOMES, Neusa Demartini. Publicidade: comunicação persuasiva. Porto Alegre: Sulina, 2003.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

CRESCITELLI, E.; IKEDA, A.A. Planejamento de comunicação de marketing: um estudo exploratório. Revista UNICSUL, v. 11, p. 149-162, 2006.

KOTLER, Philip. KELLER, Kevin. Administração de Marketing. A bíblia do marketing. 12 ed. São Paulo: Pearson, 2006.

DIAS, Sérgio Roberto et al. Gestão de marketing. Professores do departamento de mercadologia da FGV-EAESP e convidados. São Paulo: Saraiva, 2006.

CHURCHILL Jr., Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing criando valor para o cliente. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2005.

GIULIANI, Antonio Carlos et al. Administração de Varejo para pequenas e médias empresas. São Paulo: Paco Editorial. 2014.

MATTAR, Fauze Najib. Administração de Varejo. São Paulo: Elsevier, 2014.

HOFFMAN, K. Douglas. BATESON, John E. G. Princípios de Marketing de Serviços: Conceitos, estratégias e casos. São Paulo: Cengage, 2008.

SOUZA, R.V. Comunicação integrada de marketing: natureza e desafios a sua implementação. In: Encontro de Marketing. EMA, 2004, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ANPAD, 2004.

OGDEN, J.R.; CRESCITELLI, E. Comunicação integrada de marketing: Conceitos, técnicas e práticas. 2ª. Ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

PASQUALE, Perroti Pietrangelo; NETO, Claudio Lammardo; GOMES, Celso Luiz de C. Comunicação integrada de marketing: teoria na prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

ZEITHAML, Valarie A.; BITNER Mary Jo; GREMLEr, Dwayne D. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Ed. 6. Porto Alegre: AMGH, 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.