A aplicabilidade do modelo dinâmico de gestão do capital de giro nas Instituições Hospitalares

José Carlos Félix Jr, Wellington Brunório, Carlos Alberto Silva Cardozo, José Roberto Pasotti

Resumo


De modo geral, a gestão sobre as operações de curto prazo nas organizações hospitalares é muito relevante devido principalmente ao aumento do custo da saúde no cenário brasileiro e à complexidade dessas organizações. Uma boa gestão do capital de giro exige um balanceamento entre liquidez e rentabilidade, a fim de criar valor para a organização. Dessa forma, as estratégias financeiras sobre as operações de curto prazo normalmente necessitam atender a algumas premissas que objetivam o emprego de recursos nos investimentos de boa liquidez e a utilização de fontes de financiamento não onerosas. O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada no Hospital Alfa. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as estratégias presentes na gestão do capital de giro dessa organização, diante dos investimentos em estoques e as fontes de financiamento do curto prazo. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva. Como resultados, verificou-se que em relação aos investimentos no curto prazo, os hospitais têm priorizado os saldos de contas a receber mais do que os estoques, e apresentam dificuldade em realizar recebíveis a partir do Sistema Único de Saúde (SUS) e Convênios em ativos de melhor liquidez. Destaca-se também que os hospitais necessitam buscar continuamente a revisão e aprimoramento de suas estratégias para gestão do capital de giro. Ademais, conforme demonstrado em diversas pesquisas, também se ratifica a fragilidade financeira dos hospitais devido à utilização frequente de recursos financeiros onerosos de terceiros

Texto completo:

PDF

Referências


Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Disponível em: www.ans.gov.br. Acesso em 10 de janeiro de 2017.

AKTAS, Nihat; CROCI, Ettore; PETMEZAS, Dimitris. Is working capital management value-enhancing? Evidence from firm performance and investments. Journal of Corporate Finance, v. 30, p. 98-113, 2015.

ALBUQUERQUE, A.F; FILHO, E.E. Fatores de Mortalidade de Pequenas Instituiçãos: uma Análise da Produção Acadêmica no Período 2000-2010. V Encontro de Estudos em Estratégia 2011 – Anpad Porto alegre Rio Grande do Sul.

ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e valor. São Paulo: Atlas. 2005.

BARBOSA, A. S. dos; QUINTANA, A. C. Gestão de Disponível: um Estudo em Micro, Pequenas e Médias Instituiçãos. Revista de Administração da UNIMEP. v.11, n.3, Set/Dez- 2013- ISSN: 1679-5350.

BERTUCCI, Janete Lara de Oliveira. Metodologia Básica para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso: ênfase na elaboração de TCC de Pós-Graduação Latu Sensu. São Paulo: Atlas, 2009.

COSTA MARQUES, J.A.V. da; BRAGA, R. Análise Dinâmica do Capital de Giro: Modelo Fleuriet. Revista de Administração de Instituiçãos. São Paulo, v. 35, n.3, p. 49-63 Mai./Jun. 1995.

FILHO, J.R; OLIVEIRA, E.L; SPESSATTO. G. Fluxo de Caixa como Instrumento de controle gerencial para tomada de decisão: Um estudo realizado em microinstituição. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ (online), Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 75 - p. 88, maio/ago., 2010. ISSN 1984-3291.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GITMAN, L. J.; MADURA J. Administração financeira: uma abordagem gerencial. São Paulo: Pearson. 2003.

KASSAI, J. R.; CASA NOVA, S. P. de C. Pequenas Instituiçãos - Como é difícil "levantar dinheiro”! Com Texto, Porto Alegre, v. 6, n. 9, 1º semestre 2006; ISSN (Impresso): 1676- 6016 - ISSN (Online): 2175-8751.

MATIAS, A.B.:Finanças Corporativas de Curto Prazo: A gestão do Valor do Capital de Giro. Coleção excelência acadêmica em finanças CEPEFIN – Centro de Pesquisas em Finanças do INEPAD. 2006.

MEGLIORINI, E.; SILVA, M. A. V. R. da. Administração financeira: uma abordagem brasileira. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

RAIMUNDINI, S.L.; SOUZA, A.A.; BOTELHO, E.M., STRUETT, M.A.M., REIS, L.G. Aplicabilidade do custeio baseado em atividades: Comparação entre Hospitais público e privado. Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, v. 16, n. 6, p. 27-40, dez. 2005.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS INSTITUIÇÃOS– SEBRAE, Estudo da Mortalidade das Instituiçãos Paulistas; São Paulo- SP, 1999.

SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS INSTITUIÇÃOS– SEBRAE, Cartilha Tributação, Brasília- DF, 2012.

SOUZA. R.A; SOUZA. A.A. Gestão do Capital de Giro em Micro e Pequenas Instituiçãos: Um estudo de casos em comércio varejista de Passos – MG. Facef Pesquisa, Franca, v.14, n.1, p. 39-51, jan./fev./mar./abr. 2011

SOUZA, A. A.; LARA, C. O.; NEVES, A. P. T. P.; MOREIRA, D. R. Indicadores de desempenho para hospitais: Análise a partir dos dados divulgados para o público em geral. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTIFICA EM CONTABILIDADE, 7., 2010, São Paulo. Anais do FIPECAFI USP. São Paulo/SP, 2010.

SOUZA. A. A.; BRAGA. A. S..; BRAGANÇA. C. G.; GERVÁSIO. L. R.; AVELAR. E. A. Análise das Estratégias de Hospitais para Gestão do Capital de Giro. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 11. 2014.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.