Sistema de informação de custos: uma experiência de implantação na secretaria de educação do município de Itaguari/GO

Marcia Helena de Andrade Couto, Mariano Yoshitake, Marinette Santana Fraga, João Eduardo Prudêncio Tinoco

Resumo


O presente estudo demonstra a necessidade da aplicação de um modelo adequado ao sistema de informação de custo no setor público. As regulamentações normatizam a implantação do sistema de informação de custos, evidencia um panorama histórico e evolutivo e demonstra os sistemas de informação e os modelos de gestão já implantados. Neste contexto surge um questionamento: Qual o modelo de sistema de informação de custos adequado a ser adotado na administração pública municipal? Para resposta realizou-se uma pesquisa qualitativa, exploratória, com experiência na Secretaria de Educação de Itaguari, município do Estado de Goiás. Os resultados apontam que a projeção do sistema SimCAQ para o ano de 2015 com o CASP já efetivado em 2014, comprova que o município aplica com eficiência o recurso público frente aos indicadores de qualidade.


Texto completo:

PDF

Referências


ALONSO, Marcos. Custos no serviço público. São Paulo. Revista do Serviço Público. Jan-Mar, 1999.

ALVES. Thiago. Desenvolvimento de um Modelo de Previsão de Custos para Planejamento de Sistemas Públicos de Educação Básica em Condições de Qualidade: Uma Aplicação a Municípios de Goiás. Tese. Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade de São Paulo. 353p. São Paulo: 2012.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Lex: legislação federal, Brasília, nº 191-A, de 05 de outubro de 1988.

BRASIL. Lei nº 4.320 (1964) – Estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços.Lex: legislação federal, Brasília, de 17 de março de 1964.

BRASIL. Decreto nº 2.829 (1998). Estabelece normas para a elaboração e execução do Plano Plurianual e dos Orçamentos da União, e dá outras providências. D.O.U. Lex: legislação federal, Brasília, de 03 de outubro de 1998.

BRASIL. Lei Complementar nº 101 (2000). Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. D.O.U. Lex: legislação federal, Brasília, de 05 de maio de 2000.

BRASIL. Portaria nº 184. Dispõe sobre as diretrizes a serem observadas no setor público quanto aos procedimentos convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público. Lex: legislação federal, Brasília, de 25 de agosto de 2008.

CATELLI, Armando (coord.). Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. São Paulo, Atlas, 1999.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Resolução nº 1.366. Aprova a NBC T 16.11 – Sistema de Informação de Custos do Setor Público. Lex: Legislação do Conselho, Brasília, de 25 de novembro de 2011.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Brasil. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/financiamento/fundeb/fundeb-consultas. Acesso em: 25 Mar. 2015.

FONSECA, J.J.S. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002. Disponível em: WWW.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf. Acesso em: 25 mar.2015.

GARRISON, Ray H; NOREEN, Eric W. Contabilidade Gerencial. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. 1ª. ed. Rio Grande do Sul, UAB/UFRGS Editora, 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. 9. São Paulo: Atlas, 2007.

LUQUE, Carlos A., CRUZ, Hélio N., AMARAL, Cicely M., BENDER, Siegfried e SANTOS, Paulo M. - O Processo Orçamentário e a Apuração de Custos de Produtos e Serviços no Setor Público do Brasil – Revista do Serviço Público – ENAP – Brasília, 2008.

MACHADO, Nelson. Sistema de informação de custo: diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. Tese – Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade, USP, São Paulo, 2002. Disponível em: http://www.tesouro.fazenda.gov.br/documents/10180/391196/Nelson_Machado_Tese_Doutorado.pdf/cce9664a-4467-4ea5-91c0-62e0fa3f16c6

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 9ª. edição. São Paulo, 2003

MAUSS, César Volnei; SOUZA, Marcos Antônio de. Gestão de Custos aplicada ao setor público: modelo para mensuração e análise da eficiência governamental. São Paulo: Atlas, 2008.

MIRANDA FILHO, C. R. Sistema de custos na administração pública: uma análise das proposições teóricas atuais a luz da realidade institucional – o caso da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia. Dissertação de Mestrado – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2003.

PETER, Maria da Glória Arrais. Proposta de um Sistema de Custos para as Universidades Federais Brasileiras Fundamentado no Activity Based Costing: uma abordagem de controladoria estratégica. Dissertação de Mestrado. FEA/USP, 2001.

SILVA, Lino Martins da. Problemas para o Desenho e Implantação de um Sistema de Custos na Administração Pública, o método Activity Based Costing (ABC). In: X Congresso Internacional de Custos, 2007, Anais. 13 a 15 de junho. Lyon, França


Apontamentos

  • Não há apontamentos.