Avaliação do impacto da implementação do sistema ERP em uma empresa de comércio exterior na cidade de Rio Grande-RS

Kaue Roselli, Lucas Santos Cerqueira

Resumo


O objetivo deste presente trabalho é analisar o impacto da implantação do sistema ERP em uma empresa de comércio exterior na cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem qualitativa e quantitativa. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário baseado no modelo aplicado por Neto (2014) e num roteiro de entrevista inspirado no modelo de Mendes (2003). Em que se analisou o impacto do sistema ERP na organização e a avaliação dos usuários em cada unidade de negócio, os motivos que levaram a direção a adotar o ERP e os principais resultados. A empresa poderia atingir os resultados de aprimoramento de processos e integração nos setores de importação e exportação com um sistema menos complexo. A integração dos processos em todas as unidades de negócios da empresa ainda não é possível de se observar.


Texto completo:

PDF

Referências


CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos – Estraté- gia, Planejamento e Operação. Prentice Hall, 2003.

COLANGELO FILHO, L. Implantação de sistemas ERP: um enfoque de longo prazo. São Paulo: Atlas,2001.

DAVENPORT, T.H. Ecologia da informação: Por que só a tecnologia não basta para o sucesso na Era da informação; São Paulo, Ed. Futura, 1998.

GED, A. Mundo integrado ao ERP. Mundo da Imagem, n. 36, p. 2-6, nov./ dez. 1999.

GIL, A. C.Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2008

HYPOLITO, Christiane Mendes, PAMPLONA, Edson de Oliveira. Sistemas Integrados deGestão - SIG: Um estudo de caso sobre problemas na implantação. Tese de Mestrado. EscolaFederal de Engenharia de Itajubá, Itajubá, 2000.

LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de Informações Gerenciais: Administrando a empresa digital. Tradução Arlete Simille Marques; revisão técnica Erico Veras Marques, Belmiro João. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

LAUDON, K.C.; LAUDON, J.P. Sistemas de informação gerenciais. 7ºed. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

LAURINDO, Fernando José Barbin, SHIMIZU, Tamio, CARVALHO, Marly Monteiro deet al. The role of information technology (IT) in the strategy of organizations.Gest.Prod., Aug. 2001, vol.8, no.2, p.160-179.ISSN 0104-530X.

LIMA. A.D.A. et al. Implantação de pacote de gestão empresarial em médias empresas. Artigo publicado pela KMPress. Disponível em: http://www.kmpress.com.br>, 13 fev. 2000. Acesso em nov. 2016.

MENDES, J. V.Avaliação de sistemas ERPs como ferramenta da mudança organizacional nas pequenas e médias empresas: um roteiro auxiliar. Dissertação de Mestrado. São Carlos, EESC – USP, 2003.

NETO, J. D. O. Avaliação da satisfação do usuário dos sistemas ERP como instrumento para gestão: uma abordagem multivariada de dados em uma indústria farmacêutica. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, Vol. 4, nº 2, p. 171-194,jul./dez. 2014. Disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc, acesso em 15 de setembro de 2016.

OLIVEIRA, E. C. Comportamento do consumidor: processo de decisão de compra de livros pela internet. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo 2007.

OLIVEIRA, M.A., RAMOS, A.S.M. Fatores de Sucesso na Implementação de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP): Estudo de Caso em uma Média Empresa. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais. Curitiba, 2002.

PARSONS, G. L. Information Technology: a new competitiveweapon. Sloan Management Review, p. 107-119, 1983.

ROCHA, S. A., BROCHADO, M. R. Sistema integrado de gestão baseado em ERP: a inserção em empresas brasileiras. s/c: s/e, 2004.

ROZENFELD, H. Integração de Empresas – CIM. Disponível em http://www.prod.eesc.usp.br/numa-apresentacao/. Acesso em setembro de 2016

SCHEER, A.W.; HABERMANN F. Making a ERP Success. Association for Computing Machinery Communications of the ACM.New York, Apr 2000, p. 57-61.

SOUZA, C. A., SACCOL, A. Z. Sistemas ERP no Brasil (Enterprise Resource Planning) – Teoria e Casos, 1ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SOUZA, C. A.; ZWICKER, R. Ciclo de vida de sistemas ERP. Caderno de pesquisas em administração. São Paulo, 2000.

TURBAN, E.; RAINER JR., R. K.; POTTER, R. E. Administração de tecnologia da informação: teoria e prática. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

TURBAN, E. Tecnologia da informação para gestão: Transformando os negócios na economia digital6ª Ed., Rio Grande do Sul: Bookman, 2010.

VERNADAT, F.B. Enterprise Modeling and Integration: Principles and Applications. 1.ed. London: Chapman & Hall, 1996

VENKATRAMAN, N. & HENDERSON, J.C.:“Real Strategies for virtual organizing”.Sloan Management Review, p. 33-48, Fall 1998.

WOOD JR., T.Modas e modismos gerenciais: o caso dos sistemas integrados de gestão. Série de Relatórios de Pesquisa, NPP, Núcleo de Pesquisas e Publicações. Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FGV. Relatório n. 16/1999.




DOI: https://doi.org/10.21714/

Apontamentos

  • Não há apontamentos.