Aplicação de um Modelo para Melhoria da Qualidade em Serviços: a microempresa de preparação de motocicletas e motonetas. http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372018v12n1p96111

Bruno Istefsson Santana, Moisés Andrade Coelho

Resumo


Esta pesquisa tem o objetivo de aplicar um modelo para avaliação da qualidade em serviços em uma microempresa de reparação de motocicletas e motonetas no município de Itacoatiara-AM. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação. As técnicas de pesquisa utilizadas foram documentação indireta, pesquisa bibliográfica, documentação direta, observação direta intensiva e observação direta extensiva. Entre os principais resultados salienta-se a identificação de problemas operacionais e gerenciais, identificação de possíveis pontos de melhoria, compartilhamento de conhecimento quanto à realidade da empresa e elaboração de planos de ação voltados a implementação de futuros projetos organizacionais. Concluindo, este estudo evidenciou a aplicação de um modelo visando a avaliação da qualidade em serviços possibilitando a identificação de problemas e pontos de melhoria. A relevância do estudo reside na aplicação de um modelo que visa a avaliação da qualidade dos serviços possibilitando a proposição de soluções para problemas encontrados nas microempresas com relação à satisfação do cliente, além de colaborar com o debate acerca da melhoria da qualidade em serviços no município de Itacoatiara.


Palavras-chave


Qualidade em serviços; Micro e pequenas empresas; Itacoatiara; Amazonas

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Ronaldo. Melhoria da Qualidade: como começar? Anais do XI Encontro de Engenharia de Produção – ENEGEP, Rio de Janeiro, set. 1991.

BEHR Ariel; MORO Eliane; ESTABEL Lizandra. Gestão da biblioteca escolar: metodologias, enfoques e aplicação de ferramentas de gestão e serviços de biblioteca. Ci. Inf., Brasília, v. 37, n. 2, p. 32-42, maio/ago. 2008.

BENEVIDES, Gustavo et al. Aplicação do seis sigma para reduzir a variabilidade no processo de usinagem em uma empresa metalúrgica de sorocaba. Revista Olhar-Revista Científica da Escola Superior de Gestão de Negócios da ESAMC. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 27-46, 2016.

BOUER, Gregório. Qualidade: conceitos e abordagens. In: Contador, Jose (Org.). Gestão de operações: a engenharia e produção a serviço da modernização da empresa. São Paulo: Blucher, 1998. p. 177-187.

CARVALHO, Marly. Qualidade. In: BATALHA, Mario (Org.). Introdução a engenharia e produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 53-77.

CORREA, Henrique; CORREA, Carlos. Administração de produção e operações: manufatura e serviço: uma abordagem estratégica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

COSTA, Eliezer. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

GIL, Antônio. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas , 2002.

GOMES, Luís. Reavaliação e melhoria dos processos de beneficiamento de não tecidos com base em reclamações de clientes. Revista Produção Online, v. 6, n. 2, 2006.

HEIDEMANN, Luís. Um modelo para melhoria da qualidade dos serviços: estudo de caso no ouvidoria do PROCON/SC. 2001. Dissertação (Mestrado em Engenharia de produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, jul. 2001.

LEITE, Ygor; CARMO, Wanilce. Aumentar a participação lucrativa de uma empresa do ramo de refrigeração na região norte. Nanbiquara, v. 5, n. 1, 2016.

LISBÔA, Maria; GODOY, Leoni. Aplicação do método 5W2H no processo produtivo do produto: a joia. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, Florianópolis v. 4, n. 7, p. 32-47, 2012.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 2a ed. São Paulo: Atlas, 1990.

MACHADO, Melise; QUEIROZ, Timóteo; MARTINS, Manoel. Mensuração da Qualidade de Serviço em Empresas de Fast Food. Gestão & Produção, v.13, n.2, p.261-270, mai.-ago. 2006.

MARIANI, Celso. Método PDCA e ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: um estudo de caso. Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 110-126, 2005.

MARTIS, Petrônio; LAUGENI, Fernando. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

PALADINI, Edson. Gestão da qualidade: teoria e pratica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, Edna; MENEZES, Estera. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. UFSC, Florianópolis, 4. ed. 2005.

SOUSA, Régis et al. A qualidade de serviços em duas unidades de atendimento integradas do estado de minas gerais na percepção de seus usuários. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Minas Gerais, v. 12, n. 2, p. 66-92, 2014.

VERGARA, Sylvia. Métodos de pesquisa em administração. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2006.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i1.982

Apontamentos

  • Não há apontamentos.