Programa de Capacitação da Força de Vendas: proposta de um novo serviço para uma empresa do setor de consultoria na cidade de Santa Maria – RS. - http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n3p8698

Natália Pavanelo Pivetta, Flavia Luciane Scherer, Camila Borges Fialho, Vanessa Almeida da Silva, Maria Carolina Serpa Fagundes de Oliveira

Resumo


Devido as rápidas mudanças ocorridas pelo acirramento da concorrência entre as empresas, é necessário que as organizações criem estratégias competitivas capazes de atrair o maior número de clientes, para assim se manter no mercado. Visando isto, a empresa Beta, que oferece serviços de consultoria na cidade de Santa Maria/RS solicitou um aumento em seu portfólio de serviços. Deste modo, este estudo teve como objetivo agregar um novo serviço de consultoria na área de marketing ao portfólio da empresa Beta. Para isto, foram usadas diferentes estratégias de coletas de dados, como a utilização de dados primários através da observação realizada no ambiente da empresa e também através de entrevistas semiestruturadas. Ainda, foram utilizados dados secundários obtidos a partir da consulta em sites especializados na área de consultoria, documentos da empresa e literatura disponível. Por meio dos resultados da pesquisa foi possível desenvolver um novo serviço destinado ao setor de varejo. Dessa forma, este serviço foi composto por três fases, sendo elas o diagnóstico das vendas, a elaboração de um manual e, por último, o desenvolvimento das pessoas. Por fim, também foram apresentadas oportunidades e sugestões de melhorias.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v11i3.975

Apontamentos

  • Não há apontamentos.