DO COTIDIANO AO FORMAL: PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS EM DUAS PEQUENAS EMPRESAS http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372018v12n1p1832

Daiane Boff, Junia Vogel Olbermann, Lucas Taufer

Resumo


O presente trabalho apresenta um estudo qualitativo-descritivo que buscou compreender como são pensadas e construídas as práticas de gestão de pessoas em duas pequenas empresas, uma do setor do comércio, em região de colonização alemã, e outra, da indústria, em região de colonização italiana. A abordagem escolhida foi a de considerar Gestão de Pessoas a partir da análise de aspectos da cultura organizacional como as práticas, as operações e do cotidiano, indo além da estrutura formal declarada e dos modelos tradicionais vigentes na Administração de Recursos Humanos. Como técnicas de coletas de dados foram utilizadas a observação participante e entrevistas em profundidade; para análise, análise de conteúdo. Do estudo emergiram algumas categorias como: decisões, controle, rotinas e ambiente de trabalho. O estudo evidenciou que a Gestão de Pessoas está mais relacionado aos saberes, práticas e relações sociais e de trabalho que ocorrem do que à concepção de como acontece a Administração; e de que o corpo gerencial, além de presumir a divisão do trabalho, o que estabelece também sua visão das relações de poder e da estrutura de dominação vigente na organização, também desconsidera elementos importantes que existem no cotidiano, mas que afetam o dia-a-dia do trabalho.


Palavras-chave


gestão de pessoas; relações de trabalho; pequenas empresas; práticas; cotidiano.

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCAR, E. M. L. S. Creativity in Organizations: Facilitators and Inhibitors. In: MUMFORD, M. D. (Org). Handbook of organizational creativity. USA: Elsevier, 2012.

Anuário do trabalho na micro e pequena empresa: 2013. 6. ed. / Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Brasília, DF, 2013. Disponível em: . Acesso em 14 jul. 2015.

ASSUNÇÃO, Ada A. SAMPAIO, Rosana F. NASCIMENTO, Licia M.B. Agir em empresas de pequena e média dimensão para promover a saúde dos trabalhadores: o caso do setor de alimentos e bebidas. Brazilian Journal of Physical Therapy. São Carlos, v. 14, n.1, jan.-fev. 2010.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BOGDAN, R. C., BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Codex, 1994.

BRUYNE, P. de; HERMAN, J.; SCHOUTHEETE, M. de. Dinâmica da pesquisa em ciências sociais: os pólos da prática metodológica. 5. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1991.

CARDON, Melissa; STEVENS, Christopher. Managing human resources in small organizations: what do we know?. Human Resource Management Review, v. 14, 2004, p. 295-323.

CASAGRANDE, R. M.; MACHADO, D. D. P. N. Cultura Organizacional como Fator Complementar às Dimensões Culturais de Hofstede . Revista Pretexto, v. 17, n. 4, p. 81-94, 2016.

CAVEDON, Neusa. Antropologia para administradores. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: vol. 1: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHIESA, Carolina; CAVEDON, Neusa. O entrelaçamento da cultura árabe-muçulmana com a cultura organizacional: um estudo etnográfico. RIGS, Salvador, v. 2, n. 2, mai.-ago. 2013, p.87-109.

COLBARI, Antonia. Familismo e Ética do Trabalho: O Legado dos Imigrantes Italianos para a Cultura Brasileira. Seminário de Imigração Italiana no Espírito Santo: uma Aventura Colonizadora, Vitória, out. 1995. Disponível em: . Acesso em: 16 jul. 2015.

COSTA, Márcia da Silva. O sistema de relações de trabalho no Brasil: alguns traços históricos e sua precarização atual. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 20, n. 59, out. 2005.

DELBRIDGE, Rick. The critical future of HRM. In: BLYTON, Paul; HEERY, Edmund; TURNBULL, Peter. Reassessing the employment relashionship. Palgrave, 2011.

DIEGUES JÚNIOR, Manuel. Etnias e Culturas no Brasil. Rio de Janeiro, Biblioteca do Exército Editora, 1980.

FILHO, Ulrico. Políticas e diretrizes de RH. In: BOOG, Gustavo; BOOG, Madalena (coord). Manual de gestão de pessoas e equipes: estratégias e tendências. São Paulo: editora Gente, 2002.

FISCHER, Rosa Maria. Pondo os pingos nos is: sobre as relações de trabalho e políticas de administração de recursos humanos. In: FLEURY, Maria T. L.; FISCHER, R.M.. Processo e relações de trabalho no Brasil. São Paulo: Atlas, 1987.

FLEURY, Maria T. L.. O simbólico nas relações de trabalho. In: FLEURY, Maria T. L.; FISCHER, Rosa M. (Coords.). Cultura e poder nas organizações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed: Bookman, 2009.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

LACOMBE, Beatriz; CHU, Rebeca Alves. Políticas e práticas de gestão de pessoas: as abordagens estratégica e institucional. Revista de Administração de Empresas, v. 48, n.1, jan/mar, 2008.

LEGGE, Karen. Human Resource Management: rethorics and realities. New York: Palgrave, 2005.

PRESTES MOTTA, Fernando C.; ALCADIPANI, Rafael; BRESLER, Ricardo. Cultura brasileira, estrangeirismo e segregação nas organizações. In: DAVEL, Eduardo; VERGARA, Sylvia C.. (Orgs.). Gestão com pessoas e subjetividade. São Paulo: Atlas, 2001.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: Guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de casos. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

SEYFERTH, Giralda. A imigração alemã e o Estado Brasileiro. In: XVII Encontro Anual da ANPOCS. Caxambu, MG, 22-25 de outubro de 1993. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2015.

SCHEIN, Edgar. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Pioneira, s/d.




DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v12i1.962

Apontamentos

  • Não há apontamentos.