Elaboração de plano de marketing para uma microempresa do setor de serviços contábeis - http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372016v10n3p108121

Maria Inês Presrlak

Resumo


O plano de marketing tem a finalidade de entender o ambiente em que a empresa está inserida e de analisar o mercado, estabelece um plano de ação para alcançar resultados esperados pelas organizações e planeja como entrar, conquistar e manter posições no mercado. Neste sentido, o objetivo deste relato foi descrever um estudo realizado para elaborar um plano de marketing para uma microempresa do ramo de serviços contábeis, com a finalidade de atender uma necessidade de ampliação de mercado. Desenvolvemos o estudo em três etapas: diagnóstico, elaboração do plano de marketing e apresentação e entrega do plano aos empresários. Elaboramos o plano de marketing a partir de um diagnóstico, e a elaboração baseou-se no modelo utilizado pelo SEBRAE, que envolve três etapas: planejamento, implementação e avaliação e controle.  Como proposta de intervenção, foi realizada a entrega do produto final, o plano de marketing, bem como foi feita a apresentação do plano para os sócios. As principais contribuições foram a construção da análise SWOT e do Canvas em conjunto com os sócios, que possibilitou analisar o ambiente em que a empresa está inserida e a identificar seu modelo de negócios; e a entrega do produto final, o plano de marketing.


Palavras-chave


Marketing; Plano de marketing; Microempresa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.6034/945

Apontamentos

  • Não há apontamentos.