O Uso do Sistema de Informação na Tomada de Decisão Mercadológica: um estudo de caso em uma MPE do setor imobiliário http://dx.doi.org/10.21714/19-82-25372017v11n3p5467

Milena Fernandes Diana, Marco Antonio Conejero, Eduardo Roque Mangini

Resumo


As micro e pequenas empresas (MPE) sofrem diversas influências do ambiente externo, que ditam o ritmo das mudanças de mercado de forma bastante acelerada. Isso, pois, possuem na sua maioria gestão informal e a falta de habilidades administrativas e mercadológicas. Mediante tal situação é importante que micro e pequena empresa esteja preparada para reagir rapidamente às mudanças do ambiente, munida de ferramentas estratégicas. Esse artigo objetiva o entendimento da importância de um Sistema de Informação de Marketing (SIM) para o processo de tomada de decisão nas MPE. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único e incorporado com uma MPE do setor imobiliário da capital paulista que faz uso do SIM para tomada de decisão no negócio. Pode-se verificar que a informação estratégica derivada do SIM se apresentou como elemento crucial de um marketing efetivo para um negócio competitivo, permitindo avaliar os riscos no processo de tomada de decisão.


Palavras-chave


Marketing, Estratégia, Sistema de Informação, Setor Imobiliário, MPE.

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DOI: https://doi.org/10.6034/rmpe.v11i3.926

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